PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios

10 de setembro de 2016

Quantos erros é aceitável um jornal cometer?

Fabio Humberg
 
  • COMPARTILHAR:

Essa pergunta me surgiu ao ler hoje a Folha. Sendo sábado, tive mais tempo para a leitura e, também, para anotar os problemas que encontrava.

Obviamente, não li tudo. Nem todos os temas me interessam, portanto deixei de lado várias matérias e alguns artigos de colunistas. Em alguns textos, dei uma olhada rápida, sem me deter em todo o conteúdo.

Mesmo assim, impressionei-me com a quantidade de erros que coletei. Nem considerei problemas com pontuação (especialmente com as vírgulas), para não inflar o número.

Concordância, trechos em que faltam palavras, repetição de termos dentro da mesma frase, uso do verbo incorreto para a situação, problema de digitação: há um pouco de tudo. Separei oito para mostrar aqui, todos da mesma edição.

Erro 1: “dois anos e meios”. Nem preciso explicar qual é o problema. Espero que tenha sido um erro de digitação e não uma tentativa de fazer a concordância de “meio” com “dois”.

foia1-meios

Erro 2: “estavam as e atuar”. Provável falha na digitação, em que um “d” foi esquecido.

foia-as-e

Erro 3: “na chuva de e ainda aguarda”. Faltou incluir a data após o “de”. Erro comum: escrever e deixar para completar um dado depois, mas se esquecer.

foia-faltou-algo2

Erro 4: “Leite pode reação alérgica”. Faltou um verbo entre “pode” e reação”: causar, provocar, motivar, gerar.

foia-leite-pode

Erro 5: “2/3 das pessoas apresenta”: erro básico de concordância. Tanto 2/3 quanto pessoas exigiriam o verbo no plural.

foia-concordancia-dois-tercos

Erro 6: repetição de “analisar” duas vezes na mesma frase. O entrevistado pode até ter falado assim, mas isso precisaria ter sido corrigido pelo redator. Caso quisesse manter a fala original, deveria ter inserido, entre parênteses, o termo latino “sic” (que significa assim mesmo), para indicar que o erro não era do jornal.

foia-analisar-analisar

Erro 7: repetição de “após” duas vezes na mesma frase. Bastaria usar “depois de” como substituto de algum deles.

foia-apos-apos

Erro 8: uso do verbo incorreto para a situação. Não é adequado usar “agravou a entrada de ajuda humanitária”. Melhor seria “prejudicou” ou “afetou”.

foia-agravou

Em tempo: pelo que tenho visto, o problema não se limita à Folha. Foi ela a minha vítima de hoje, mas os demais tampouco merecem menção honrosa nesse quesito. Revisão faz falta!

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Thaís NaldoniDe “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação Interna
  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação

Destaques

  • Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
  • Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
  • Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais

Notícias do Mercado

  • TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
  • Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
  • Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.