O que é uma empresa humanizada?
Carinho, amor, alegria, autenticidade, empatia, emotividade, afeto… Não, você não chegou no blog errado. Não é um espaço da tão combalida auto-ajuda, tampouco um canal para fazermos algumas retomadas de comportamentos (valorizados) do passado. #ficaadica: preste atenção para este conjunto de ideias no mundo dos negócios, e sobre quem vai sobreviver a toda esta crise.
O surgimento de modelos gerenciais que viabilizem esta perspectiva, com empresas capazes de envolver e mobilizar pessoas (de dentro e de fora do seu âmbito) em prol da construção de um futuro melhor para elas e para a sociedade, vai fazer recriar o ambiente empresarial e a percepção pública sobre a iniciativa privada. Afinal, quando se introduz a comunicação na esfera das organizações, o fator humano, subjetivo, relacional e contextual constitui um pilar fundamental para qualquer ação comunicativa duradoura e produtiva, como bem raciocinou Margarida Kunsch. Ela é organizadora da excelente coletânea A comunicação como fator de humanização das organizações. Assim, há uma abertura de espaço para a comunicação verdadeira, de valorização de interlocutores, sua integração no ambiente, com possibilidade de criação e revelação de vocações e talentos, assim como para a reinvenção do sucesso e da lucratividade como objetivos de grupo, portanto realmente sustentável como já pregam discursos institucionais.
Humanizar as relações de trabalho é reconhecer verdadeiramente a empresa como um organismo, e não como um mecanismo. Portanto, está sujeita a variáveis emocionais e subjetivas e bastante vinculada a possibilidades de expressão para oxigenação dos comportamentos e das performances – o que se dá, em grande parte, pelo compartilhar de histórias entre seus membros.
Raj Sisodia cunhou o termo “firms of endearment”, explicando ser uma empresa amada pelos stakeholders aos trazer interesses de todos para alinhamento estratégico. São empresas que atendem às necessidades funcionais e psicológicas dos stakeholders, de maneira que encatam e produzem afeto e lealdade. Dá para querer mais? Então, é hora de valorar os ativos intangíveis sim, mesmo num mundo em que a realidade parece sobrepujar tudo.
* falo um pouco neste panorama em meu livro “Storytelling: as narrativas da memória na estratégia da comunicação”, que vai ser lançado em evento na Livraria Cultura do Conjunto Nacional na Avenida Paulista em São Paulo/SP a partir das 19h do dia 11 de julho de 2016. Espero você lá!
Destaques
- Pesquisa apresenta novos insights sobre ESG nas organizações
- Websérie destaca os protagonistas da comunicação com stakeholders
- Os desafios permanentes da comunicação na mineração e da reparação em Mariana
- Apresentação da pesquisa realizada pela Aberje e Cortex revela desafios e avanços na adoção de IA e dados
- Aberje Academia de Marcas: Latam compartilha case de diversidade e inclusão
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Comunicação, tecnologia e comportamento: um desenho rasurado na prancheta do artistaLuis Alcubierre O perigo do charme eleitoral e a urgente necessidade do senso crítico nas urnasGiovanni Nobile Dias “Em tempos de disseminação de desinformação, o papel do comunicador responsável e transparente nunca foi tão importante”Paulo Nassar A Importância do Associativismo: 57 Anos de Compromisso da Aberje com a Comunicação EmpresarialElizeo Karkoski Liderança Influenciadora: o que já era tendência fica ainda mais forte