27 de agosto de 2016

O novo consumidor e as oportunidades para as marcas

Christiane Pereira, Diretora Comercial da Kantar Worldpanel, e Valkiria Garre, CEO da Millward Brown no Brasil, apontam  em estudo que o arrefecimento da economia e a diminuição do poder aquisitivo têm impactado cada vez mais o consumo das famílias. Se no passado o consumidor tinha oportunidade de experimentar mais marcas e produtos com certa frequência, hoje ele está racionalizando a decisão de compra como nunca. Essa mudança de comportamento deve seguir forte e as empresas precisam estar atentas a:

 

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DIFERENCIAL DE MARCA IMPORTA CADA VEZ MAIS

Os consumidores buscam hoje algo além de produtos e serviços. E não estão dispostos a perder esse valor agregado nem mesmo se o orçamento estiver menor. Por isso, mesmo nos momentos de crise, as empresas que evidenciam os seus diferenciais como custo-benefício, praticidade e inovação não perdem força.

 

CONSUMIDORES BUSCAM PRATICIDADE E HÁBITOS MAIS SAUDÁVEIS

Não é porque o brasileiro está consumindo menos que ele penaliza o seu paladar ou a sua rotina. Marcas que exploram a praticidade, benefícios à saúde e qualidade de vida superior, seja na composição do produto ou no seu processo de consumo, têm mais chances de serem escolhidas.

 

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA CONTINUAM DIRECIONANDO O DESEMPENHO DAS MARCAS MAIS FORTES

Grandes players internacionais conseguiram enfrentar a crise de 2009 devido  a alguns elementos-chave ligados à sua reputação: desenvolvimento, inovação e tecnologia. É o momento das marcas que atuam no Brasil também se apropriarem dessa estratégia.

 

CONFIABILIDADE ACIMA DE TUDO

O consumidor está atento ao que acontece às grandes empresas e isso implica diretamente na sua decisão de compra. Escândalos globais e nacionais recentes envolvendo impactos socioambientais e até mesmo a segurança dos usuários colocam em xeque o desempenho das marcas, ainda que envolvam terceiros ou mesmo grupos isolados.

 

PROPÓSITO DE MARCA

Observa-se que as marcas têm claro o seu propósito e entregam ao consumidor muito além do produto são mais bem-sucedidas. A maneira de comunicar-se também é fundamental, sendo ágeis e digitais, apresentando soluções realmente relevantes aos seus consumidores.

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Rodrigo Cogo

Rodrigo Cogo é o curador do Sinapse Conteúdos de Comunicação em Rede e responsável pela distribuição digital dos canais integrantes da plataforma. Formado em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria, é especialista em Gestão Estratégica da Comunicação Organizacional e Mestre em Ciências da Comunicação, com estudos voltados para a Memória Empresarial e Storytelling, ambos pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (SP). Atuou na Aberje por 14 anos, passando pelas áreas de Conteúdo, Marketing e Desenvolvimento Associativo e tendo sido professor em cursos livres e in company e no MBA da entidade por 10 anos. É autor do livro "Storytelling: as narrativas da memória na estratégia da comunicação".

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