O novo consumidor e as oportunidades para as marcas
Christiane Pereira, Diretora Comercial da Kantar Worldpanel, e Valkiria Garre, CEO da Millward Brown no Brasil, apontam em estudo que o arrefecimento da economia e a diminuição do poder aquisitivo têm impactado cada vez mais o consumo das famílias. Se no passado o consumidor tinha oportunidade de experimentar mais marcas e produtos com certa frequência, hoje ele está racionalizando a decisão de compra como nunca. Essa mudança de comportamento deve seguir forte e as empresas precisam estar atentas a:
DIFERENCIAL DE MARCA IMPORTA CADA VEZ MAIS
Os consumidores buscam hoje algo além de produtos e serviços. E não estão dispostos a perder esse valor agregado nem mesmo se o orçamento estiver menor. Por isso, mesmo nos momentos de crise, as empresas que evidenciam os seus diferenciais como custo-benefício, praticidade e inovação não perdem força.
CONSUMIDORES BUSCAM PRATICIDADE E HÁBITOS MAIS SAUDÁVEIS
Não é porque o brasileiro está consumindo menos que ele penaliza o seu paladar ou a sua rotina. Marcas que exploram a praticidade, benefícios à saúde e qualidade de vida superior, seja na composição do produto ou no seu processo de consumo, têm mais chances de serem escolhidas.
INOVAÇÃO E TECNOLOGIA CONTINUAM DIRECIONANDO O DESEMPENHO DAS MARCAS MAIS FORTES
Grandes players internacionais conseguiram enfrentar a crise de 2009 devido a alguns elementos-chave ligados à sua reputação: desenvolvimento, inovação e tecnologia. É o momento das marcas que atuam no Brasil também se apropriarem dessa estratégia.
CONFIABILIDADE ACIMA DE TUDO
O consumidor está atento ao que acontece às grandes empresas e isso implica diretamente na sua decisão de compra. Escândalos globais e nacionais recentes envolvendo impactos socioambientais e até mesmo a segurança dos usuários colocam em xeque o desempenho das marcas, ainda que envolvam terceiros ou mesmo grupos isolados.
PROPÓSITO DE MARCA
Observa-se que as marcas têm claro o seu propósito e entregam ao consumidor muito além do produto são mais bem-sucedidas. A maneira de comunicar-se também é fundamental, sendo ágeis e digitais, apresentando soluções realmente relevantes aos seus consumidores.
Destaques
- Pesquisa apresenta novos insights sobre ESG nas organizações
- Websérie destaca os protagonistas da comunicação com stakeholders
- Os desafios permanentes da comunicação na mineração e da reparação em Mariana
- Apresentação da pesquisa realizada pela Aberje e Cortex revela desafios e avanços na adoção de IA e dados
- Aberje Academia de Marcas: Latam compartilha case de diversidade e inclusão
ARTIGOS E COLUNAS
Luis Alcubierre O perigo do charme eleitoral e a urgente necessidade do senso crítico nas urnasGiovanni Nobile Dias “Em tempos de disseminação de desinformação, o papel do comunicador responsável e transparente nunca foi tão importante”Paulo Nassar A Importância do Associativismo: 57 Anos de Compromisso da Aberje com a Comunicação EmpresarialElizeo Karkoski Liderança Influenciadora: o que já era tendência fica ainda mais forteLuiz Valloto 10 aprendizados do CONAREC 2024: sustentabilidade, engajamento do cliente e o poder da comunicação