Marca, comunicação e significado.

As palavras e os discursos carregam forte simbologia. A cada palavra escutada, interpretamos e visualizamos seu significado. Mas não são apenas as palavras faladas ou escritas que possuem significados. As coisas, os lugares, a decoração, a organização dos espaços, as cores e as imagens também são carregadas de significados. É por isso que dizemos que tudo comunica. As marcas e seu imaginário, por exemplo. As marcas não são apenas logotipos pintados na parede ou estampadas em cartões de visita. Elas traduzem propostas, ideias e promessas que nos provocam, geram emoções, criam expectativas, percepções, desejos e também até antipatia. É preciso entender que a comunicação vai muito além da palavra e do lado racional que as empresas utilizam, acreditando que de forma cerebral tudo vai ser resolvido. Como tudo comunica, tudo significa. Cada empresa, cada organização é um conjunto simbólico em movimento com rituais, comportamentos, discursos, jeito de se relacionar e de cuidar ou não dos vínculos entre as pessoas que são espelho de um inconsciente coletivo bastante valioso para o observador mais atento.
https://www.youtube.com/watch?v=3wTYo1nVhk0
Destaques
- Aberje, FGV Comunicação e Fundação Itaú promovem master class sobre comunicação e impacto social para Mestrado Profissional
- Primeira reunião do Comitê Aberje de Comunicação e Reputação Organizacional discute o desafio da reputação em tempos de hiperconectividade
- Chefe de Educação do Unicef Brasil debate comunicação em Masterclass no dia 21
- Primeiro encontro do Comitê Aberje de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados na Comunicação debate desafios e caminhos para a mensuração
- Especialistas discutem futuro da área de comunicação em debate para o Anuário da Comunicação Corporativa de 2025
ARTIGOS E COLUNAS
Carina Almeida SXSW: Um viva às pessoas no debate sobre inovação!Pablo Assolini Será o fim da agenda de diversidade nas empresas?Luis Alcubierre Notícias ruins e nãos também precisam ser dadosVânia Bueno Comunicação e Governança: Por que essa relação é mais crítica do que nunca?Carlos Parente A comunicação tem outro papel essencial: a cura da alma!