PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios

19 de maio de 2016

Decifra-te ou o mercado te devora

Paula Traldi
 
  • COMPARTILHAR:

Executiva consagrada realiza-se como dona de pousada. Publicitário larga a agência e se torna coach independente. Diretora de arte ganha a vida fazendo bolos espetaculares. Quantos casos como esse pipocaram na tela do seu LinkedIn ou do Facebook recentemente?

livro
Working Identity, Herminia Ibarra

As pessoas gostam de pensar que a chave para uma mudança exitosa de carreira é um planejamento impecável – saber exatamente o que se quer fazer e então, usar seu conhecimento para direcionar suas ações. Na vida real, é bem difícil encontrar uma pessoa que saiba exatamente o que quer fazer, especialmente depois de anos na mesma atividade ou na mesma empresa.

A experiência e a teoria* têm me mostrado que o processo de reinvenção da sua identidade profissional passa por algumas etapas de um ciclo:

  1. explorar novas possibilidades – o que posso me tornar? quais são minhas alternativas?
  2. experimentar as novas possibilidades, ainda vivendo a identidade anterior.
  3. analisar se a experiência ofereceu maior congruência entre “quem eu sou “e o que eu faço da vida”
  4. aprofundar e consolidar a experiência, alterando seu esquema de vida, mudando suas prioridades, contando para as pessoas seus novos planos. E voltar para o “1”.

A lição que eu tiro do nascimento de novas identidades, tão comum hoje em dia, é que acerta mais quem se conhece melhor. Promover esse autoconhecimento passa por terapia e auto-reflexão. Ajuda ter colegas-amigos, daqueles que te falam toda a verdade sobre quem é você no trabalho. Listei algumas perguntas para você fazer em frente ao espelho, e refletir muito sobre as respostas:

  • Quando me lembro de ter sido muito feliz no meu trabalho?
  • Como eram as atividades que eu realizava?
  • Como era a empresa? Quem eram meu chefe e meus colegas?
  • Como era o esquema de vida – estressante, tranquilo?
  • Em que fase da vida eu estava – 100% disponível e focada no trabalho? A vida pessoal exigia muito?

Vá sem medo para a frente do espelho para se conhecer melhor e começar logo a sua re-construção. Como disse Sócrates, o filósofo, “o segredo da mudança é focar sua energia não em lutar contra o velho, mas em construir o novo”.

 

* Working Identity, Herminia Ibarra, professora do INSEAD

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Paula Traldi

Depois de uma carreira de mais de 20 anos de realizações e sucesso como executiva de Recursos Humanos, decidi iniciar minha consultoria, a Blossom Consulting. Meu propósito é ajudar os líderes a melhorar a performance de suas organizações através das pessoas. Como? Propondo e implementando maneiras práticas de alinhar os processos de gestão de pessoas à estratégia e à cultura da empresa. Meu diferencial? Trago muita experiência desde a estratégia até a implementação, ofereço uma solução única para cada cliente e acredito na simplicidade. Sou psicóloga, cursei pós-graduação em administração, trabalhei no Brasil, América Latina, Estados Unidos e na Inglaterra. Sou filha, irmã, mãe e esposa.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Thaís NaldoniDe “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação Interna
  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação

Destaques

  • Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
  • Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
  • Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais

Notícias do Mercado

  • TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
  • Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
  • Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.