Decifra-te ou o mercado te devora
Executiva consagrada realiza-se como dona de pousada. Publicitário larga a agência e se torna coach independente. Diretora de arte ganha a vida fazendo bolos espetaculares. Quantos casos como esse pipocaram na tela do seu LinkedIn ou do Facebook recentemente?
As pessoas gostam de pensar que a chave para uma mudança exitosa de carreira é um planejamento impecável – saber exatamente o que se quer fazer e então, usar seu conhecimento para direcionar suas ações. Na vida real, é bem difícil encontrar uma pessoa que saiba exatamente o que quer fazer, especialmente depois de anos na mesma atividade ou na mesma empresa.
A experiência e a teoria* têm me mostrado que o processo de reinvenção da sua identidade profissional passa por algumas etapas de um ciclo:
- explorar novas possibilidades – o que posso me tornar? quais são minhas alternativas?
- experimentar as novas possibilidades, ainda vivendo a identidade anterior.
- analisar se a experiência ofereceu maior congruência entre “quem eu sou “e o que eu faço da vida”
- aprofundar e consolidar a experiência, alterando seu esquema de vida, mudando suas prioridades, contando para as pessoas seus novos planos. E voltar para o “1”.
A lição que eu tiro do nascimento de novas identidades, tão comum hoje em dia, é que acerta mais quem se conhece melhor. Promover esse autoconhecimento passa por terapia e auto-reflexão. Ajuda ter colegas-amigos, daqueles que te falam toda a verdade sobre quem é você no trabalho. Listei algumas perguntas para você fazer em frente ao espelho, e refletir muito sobre as respostas:
- Quando me lembro de ter sido muito feliz no meu trabalho?
- Como eram as atividades que eu realizava?
- Como era a empresa? Quem eram meu chefe e meus colegas?
- Como era o esquema de vida – estressante, tranquilo?
- Em que fase da vida eu estava – 100% disponível e focada no trabalho? A vida pessoal exigia muito?
Vá sem medo para a frente do espelho para se conhecer melhor e começar logo a sua re-construção. Como disse Sócrates, o filósofo, “o segredo da mudança é focar sua energia não em lutar contra o velho, mas em construir o novo”.
* Working Identity, Herminia Ibarra, professora do INSEAD
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Comitê de Gestão da Comunicação e Reputação Corporativas discute fake news e seu impacto na reputação das organizações
- Lições da Comunicação nos Jogos Olímpicos de 2024
- Masterclass com Raí marca lançamento do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados
- Comitê Aberje de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora aborda liderança na comunicação interna
- Raí fará masterclass para primeira turma do Mestrado Profissional em parceria da Aberje com FGV e Fundação Itaú
ARTIGOS E COLUNAS
Carlos Parente Desafios da comunicação corporativa nos processos eleitorais: você digita um número na urna e confirma!Bianca Minguci A Importância da inteligência competitiva na comunicação corporativaMarcos Santos O centenário de uma marcaAdriana Toledo A era das collabs: por que parcerias criativas dominam o mercadoAgnaldo Brito O papel estratégico da Comunicação Corporativa no segmento de infraestrutura