PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
07 de maio de 2025

Warm Up Aberje Trends discute comunicação estratégica em tempos de tensão global

Evento abordou mudanças geopolíticas, novas tecnologias e tendências em gerenciamento de crises, comunicação interna e externa, ética e transparência
Redação Portal Aberje
Crédito: Sebastião Jacinto Júnior
 
  • COMPARTILHAR:

A Aberje realizou na última terça-feira (07), em Belo Horizonte, o Warm Up Aberje Trends, evento preparatório para o Aberje Trends – o maior encontro sobre tendências em comunicação corporativa do Brasil.

Com o tema “Nova Desordem Mundial: Comunicar em Tempos de Tensão”, o encontro reuniu profissionais, especialistas e líderes empresariais no no Teatro SESIMINAS para refletir sobre os desafios contemporâneos da comunicação nas organizações e o papel estratégico que ela desempenha em um cenário global cada vez mais incerto e complexo.

Durante o evento, foram abordadas questões como a adaptação das estratégias comunicacionais diante das mudanças geopolíticas, o impacto das novas tecnologias (especialmente a inteligência artificial) nos processos de comunicação, além das tendências em gerenciamento de crises, comunicação interna e externa, ética e transparência.

“Estamos vivendo um momento de transformação profunda, no qual a comunicação não é apenas uma ferramenta, mas um pilar estratégico para garantir a sustentabilidade e a confiança das organizações perante seus públicos”, destacou Hamilton dos Santos diretor-executivo da Aberje.

Guilherme Scarance, gerente geral de Comunicação Externa da Vale, no Warm Up Aberje Trends (crédito: Sebastião Jacinto Júnior)

Especialistas destacaram que, mesmo diante do avanço tecnológico e do uso crescente da inteligência artificial, o fator humano permanece essencial.“A IA veio para aprimorar, e não substituir as conexões”, reforçou Guilherme Scarance, gerente geral de Comunicação Externa da Vale. A fala sintetiza um dos principais consensos do encontro: tecnologia e estratégia precisam caminhar juntas, mas sem perder de vista a empatia, a ética e a construção de relacionamentos genuínos com os públicos.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.