PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
09 de abril de 2021

Vice-Presidente da Apsen Farmacêutica quer tornar a empresa mais inclusiva

Renata Spallicci encabeça processo seletivo que busca contratar propagandistas sem experiência na indústria farmacêutica. Objetivo é atrair diferentes tipos de perfis profissionais
Assessoria de Imprensa Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

Renata Spallicci encabeça processo seletivo que busca contratar propagandistas sem experiência na indústria farmacêutica. Objetivo é atrair diferentes tipos de perfis profissionais

Encontrar formas de tornar o mercado de trabalho mais justo e igualitário, refletindo de fato à população brasileira, tem sido a grande prioridade da Vice-Presidente da Apsen Farmacêutica, Renata Spallicci, ultimamente. Por isso, durante a pandemia, a executiva dedicou muito de seu tempo livre para estudar o tema da diversidade e da inclusão. Como fruto dessa busca por iniciativas que mudem o perfil de trabalhadores das grandes empresas, Renata ajudou a desenvolver e lidera o processo seletivo digital interativo, “Brilhe na Apsen”, cujo objetivo é atrair diferentes tipos de perfis profissionais para a empresa.

Na contramão da crise econômica, que fez o índice de desemprego chegar a 14% no país, a Apsen entrou num novo ciclo de planejamento estratégico visando dobrar de tamanho nos próximos 5 anos. Para dar sustentabilidade a esse plano a empresa fará uma expansão na sua força de vendas e pretende contratar 160 pessoas para a área de vendas (propagandista farmacêutico) em um processo que será marcado, de acordo com Renata, sobretudo, pela inclusão. Isto porque a companhia não está exigindo que os candidatos tenham experiência prévia em vendas na indústria farmacêutica, somente que já tenham atuado na área comercial – e claro, que tenham mais de 18 anos e nível superior completo.  “Trata-se de iniciativa inovadora, já que é raro a indústria farmacêutica contratar neófitos”, destaca.

Com as inscrições encerradas recentemente já foi possível perceber que mesmo no início o processo de seleção já é um sucesso. Foram mais de 17.600 candidaturas em todo o Brasil para as 160 vagas existentes. Renata enfatiza que o processo foi divulgado amplamente, pois o objetivo é incrementar a representatividade de diversidade da empresa. “Pretendemos ter um equipe formada por pessoas de diferentes idades, raças e gêneros”, declara.

O processo seletivo se destacará também pelo uso maciço da tecnologia. As entrevistas ocorrerão por vídeo e as dinâmicas e testes de raciocínio lógico e conhecimentos gerais serão realizadas por meio de uma plataforma digital Taqe. Ferramenta de inteligência artificial contribuirão para a escolha dos candidatos.

Ao todo serão cinco etapas, 100% online. As duas primeiras já foram realizadas. A primeira fase, chamada Match Comportamental, consistiu no preenchimento de informações pessoais, profissionais e perfil comportamental por meio de cadastro online na plataforma Taqe. Candidatos que atenderam aos requisitos necessários básicos definidos pela Apsen passaram para à fase posterior, denominada Quiz.

Com apresentação do jornalista Ivan Moré, o Quiz foi um evento com transmissão ao vivo em que os candidatos responderam a perguntas dos mais variados temas (português, raciocínio lógico, conhecimentos gerais, tecnologia/digital, negócios/economia e conheciementos sobre a Apsen), em um tempo pré-determinado e contou com a participação de 10 mil participantes.

As próximas fases eliminatórias do processo são: Vídeo de Apresentação – nela, o candidato deverá gravar um vídeo de dois minutos em que responde à pergunta “Por que você se considera preparado para brilhar na Apsen?”  e fazer o upload na plataforma do processo; Entrevista Online, etapa na qual os candidatos serão sabatinados pelo gestor da área; e Apresentação de Case, em que os concorrentes à vaga apresentarão remotamente um case a uma banca avaliadora.

O zelo da vice-presidente da Apsen com seus funcionários e com pessoas que tentam buscar uma vaga na empresa sempre foi muito grande. Nesse sentido, destaca-se iniciativa em que Renata oferece uma palavra amiga a desempregados que procuram recolocação. A executiva conta receber regularmente, por diferentes meios, uma quantidade imensa de pedidos de pessoas querendo trabalhar na companhia. “Às vezes não é possível ajudar, mas com o auxílio do departamento de Recursos Humanos, estou respondendo a todas elas: agradecendo e colocando-as no nosso banco de talentos”, diz.

De acordo com Renata, a atenção e o carinho com que são tratados são suficientes para renovar o ânimo destas pessoas, tão baixo após inúmeras tentativas frustradas de obter uma vaga. “Eu percebo que elas ficam mais fortes até para batalhar por um emprego, mesmo que seja em outra casa”, conclui.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.