Valmet promove sustentabilidade no segmento de vestimentas para máquinas de papel e secadoras de celulose

A Agenda Sustentabilidade 360° da multinacional finlandesa Valmet é uma iniciativa essencial na construção do reconhecido trabalho de sustentabilidade da empresa ao longo dos anos. Essa agenda inclui projetos e ações ambientais, sociais e de governança (ESG) e abrangem toda a cadeia de valor da Valmet, incluindo a cadeia de suprimentos, operações e as ofertas de tecnologia e serviços para os clientes. A unidade de negócios Fabrics da Valmet, que engloba as unidades de tecnologia de vestimentas para máquinas de papel e tecidos filtrantes, elaborou um plano de ação específico para a sustentabilidade, cuja meta é acelerar o desenvolvimento de seu portfólio de produtos e serviços mais benéficos para o meio ambiente buscando, por exemplo, diminuir as emissões de CO2 e o consumo de energia no processo de fabricação desses produtos.
“Há alguns anos, a eficiência energética e o uso responsável de recursos, bem como o aumento da vida útil dos produtos, têm sido os pilares do trabalho de pesquisa e desenvolvimento (P&D) do setor, assim como na sua produção.”, afirma o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Unidade de Negócios de Tecidos e Serviços na Valmet, Mika Lahtinen. “Estamos comprometidos em dar passos significativamente maiores e liderar o caminho na indústria, oferecendo vestimentas e tecidos filtrantes ainda mais sustentáveis e de qualidade superior”.
Quatro áreas-chave para aumentar a sustentabilidade
As ações de desenvolvimento estão divididas em quatro áreas: matérias-primas sustentáveis, redução de resíduos e eficiência de recursos, eficiência energética e redução da pegada de carbono.
“Reestruturamos nossas operações de P&D e montamos uma equipe especializada em novos materiais e reciclagem. A equipe já desenvolveu novos tecidos filtrantes utilizando polímeros reciclados que apresentaram resultados muito promissores. Além de utilizar materiais reciclados, nosso objetivo também inclui encontrar novas formas de reutilizar os nossos tecidos, introduzir materiais de embalagem mais sustentáveis e reduzir o consumo de energia e as emissões de CO2 nas unidades de produção do setor”, afirma Lahtinen.
Metas ambientais são os interesses em comum
O principal objetivo da Valmet é apoiar os clientes no alcance de suas metas de sustentabilidade. As vestimentas para máquinas de papel e secadoras de celulose, os tecidos filtrantes e os têxteis industriais, entregues principalmente às indústrias de celulose, papel, mineração, química e energia, contribuem para a eficiência energética, a redução do consumo de água, a minimização do uso de matérias-primas e a eficaz gestão de rejeitos minerais.
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
- Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
Notícias do Mercado
- TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
- Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

































