Últimos dias de inscrição para curso sobre Comunicação Pública
O curso é composto de 10 módulos mensais; o primeiro será dia 03 de agosto
Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) e ABCPública (Associação Brasileira de Comunicação Pública) promovem em parceria o Programa Avançado de Comunicação Pública. Voltado a profissionais de comunicação da área pública e terceiro setor, o curso capacita para práticas de comunicação que atendam às necessidades de informação e interação de governos com os cidadãos e os diversos segmentos da sociedade.
As duas instituições reuniram uma equipe de pesquisadores e de profissionais com diferentes trajetórias e formações, com larga experiência na interação entre Estado, mercado e sociedade, além de sólida formação acadêmica. O curso será realizado na Aberje, em São Paulo, com um total de 80 horas, dividido em dez módulos. As aulas acontecem aos sábados, uma vez ao mês, de Agosto de 2019 a Maio de 2020.
A programação prevê seminários, debates, palestras e aulas, em que serão discutidos casos e apresentadas visões e práticas em busca de uma comunicação estratégica, protagonista, atualizada e eficiente, voltada para um cidadão cada vez mais ativo e exigente.
Entre os instrutores do curso estão Fábio Santos, ex-secretário Especial de Comunicação do Governo Municipal de São Paulo; Armando Medeiros, ex-diretor de comunicação do Banco do Brasil; Renato Janine Ribeiro, ex-ministro da Educação e professor da USP; Cláudia Lemos, ex-chefe de Comunicação da PGR/MPF e hoje atua na Câmara dos Deputados; Suzel Figueiredo, especialista em pesquisa de mercado; Paulo Henrique Soares, que está na lista dos 100 comunicadores mais influentes do mundo.
Os curadores do curso são Jorge Duarte, diretor da ABCPública e ex-diretor de Comunicação Pública da Presidência da República, hoje gerente de comunicação estratégica da Embrapa e Emiliana Pomarico, gerente-executiva da Escola Aberje de Comunicação.
Inscrições
Informações completas e inscrições estão no site: www.aberje.com.br/compublica. Associados da Aberje e da ABCPública têm desconto.
Programação
As aulas acontecem aos sábados, das 9h às 18h (8 horas)
2019
Módulo 1: Comunicação Pública: novos olhares, novas práticas
Data: 03 de agosto
Mediadores: Jorge Duarte, Paulo Nassar
Palestrantes: Renato Janine Ribeiro, Eugênio Bucci, Andrew Greenlees, Fábio dos Santos, Eduardo Pugnali
Módulo 2: Estratégia e Planejamento em Comunicação Pública
Data: 21 de setembro
Instrutora: Cláudia Lemos e Bob Vieira da Costa
Módulo 3: Comunicação Pública e relações com as mídias: muito além de assessoria de imprensa
Data: 05 de outubro
Instrutor: Jorge Duarte
Módulo 4: Gestão de riscos e crises em comunicação: uma agenda permanente
Data: 09 de novembro
Instrutor: Armando Medeiros
Módulo 5: Comunicação Pública Digital: gestão, estratégias e operacionalização
Data: 07 de dezembro
Instrutora: Érica Abe
2020
Módulo 6: Mensuração da Comunicação na área pública
Data: 18 de janeiro de 2020
Instrutora: Suzel Figueiredo
Módulo 7: Gestão da Comunicação Interna: informação e diálogo com empregados da área pública
Data: 08 de fevereiro
Instrutor: Paulo Henrique Soares
Módulo 8: Gestão de equipes, estruturas e processos de comunicação pública
Data: 21 de março
Instrutora: Vivian Rio Stella
Módulo 9: Gestão de publicidade, marketing e patrocínio
Data: 18 de abril
Instrutor: Mariana Montoro Jens e Caio Bassortti
Módulo 10: Seminários de comunicação pública
Data: 16 de maio
Coordenação: Jorge Duarte e Emiliana Pomarico
Destaques
- Missão COP30: e-book de curso preparatório para comunicadores está disponível para associadas
- Referência FC estreia na Copinha com apoio da Aberje e da Prefeitura de Embu das Artes
- Diageo Day celebra conexões no mercado de bebidas a partir de relacionamento com públicos estratégicos
- Capítulo Aberje MG e parceiros se unem em campanha contra violência de gênero
- Lab de Comunicação para Diversidade discute políticas efetivas de DEI no mercado brasileiro
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados