Série documental do Facebook convida negócios a refletir sobre o poder da diversidade


Nos dias de hoje, os benefícios de se ter uma força de trabalho diversa deveriam ser óbvios para todos nós. Contratar e desenvolver pessoas com diferentes origens e experiências não é apenas a coisa certa a fazer, mas também é a chave para construir produtos melhores, tomar decisões melhores e servir melhor às nossas comunidades.
Mesmo assim, ainda há um longo caminho pela frente.
Por isso, estamos felizes em apresentar o Facebook LATAM Season, uma série documental que convida a comunidade empresarial da América Latina a refletir sobre nosso papel e responsabilidade na construção de modelos de representatividade mais inclusivos e, em última análise, a perceber que a diversidade é fundamental para o sucesso dos negócios.
Ao longo de seis episódios, o documentário amplifica as vozes de 120 empresas da América Latina que estão abraçando a diversidade e 60 influenciadores que estão questionando o status quo, incluindo o rapper Emicida e a cantora Liniker, do Brasil; a artista Lila Downs e a blogueira Priscilla Arias, conhecida como La Fatshionista, do México; Caterina Moretti, uma comunicadora chilena com Síndrome de Down; e a ganhadora do Prêmio Nobel da Paz Rigoberta Menchú, da Guatemala. Também participam da série a Chief Operating Officer do Facebook, Sheryl Sandberg, a Chief Diversity Officer, Maxine Williams, e a Vice-Presidente regional para a América Latina, Maren Lau.
O Facebook LATAM Season está disponível em espanhol, português e inglês e pode ser assistido no Facebook Watch e no website da série fb.me/latamseason.
Diversidade e inclusão
Pesquisas mostram que as empresas que abraçam a inclusão têm mais probabilidade de acessar novas oportunidades de negócios. A Accenture estima que empresas focadas em igualdade relatam vendas 2,2 vezes maiores e lucros 3,2 vezes maiores do que suas pares.
No Facebook, percebemos isso há algum tempo e inclusive construímos uma ferramenta chamada Ads for Equality, uma iniciativa nascida na América Latina que usa dados para ajudar os anunciantes a criar campanhas mais inclusivas e representativas. “A América Latina é uma região poderosa. Nossa criatividade e resiliência nos ajudam a transformar desafios em oportunidades, especialmente quando colocamos nossas experiências diversas em prática”, afirma Maren Lau.
Ainda há muito trabalho a ser feito. O Facebook IQ, nossa área de pesquisa, conversou com mais de 6.000 pessoas na América Latina e descobriu que 60% delas acreditam que seu ambiente de trabalho é indiferente ou não muito receptivo à diversidade. Ao mesmo tempo, 70% avaliam que o assunto é extremamente urgente e deve ser tratado com propósito e responsabilidade.
“Na minha jornada pessoal de aprendizagem, entendi que a neutralidade não é suficiente. Se quisermos ver uma mudança real, temos que ser intencionais como pessoas, líderes e empresas. Repensar a maneira como trabalhamos está em todos nós. Com o lançamento do Facebook LATAM Season, queremos passar da consciência à ação!”, destaca Maren.
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
- Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
Notícias do Mercado
- TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
- Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

































