Resumo executivo dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos 2024 está disponível para membros

A Aberje, por meio do Centro de Estudos e Análises Econômicas Aplicadas à Comunicação (CEAEC), disponibilizou para seus membros o resumo executivo dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos de 2024. Cada um dos quatro Comitês de Estudos Temáticos da Aberje reuniu profissionais de comunicação de diversas organizações associadas. O material detalha os encontros realizados ao longo do ano, destacando os principais temas debatidos, a participação de especialistas convidados e as reflexões sobre o futuro da Comunicação Corporativa.
+Conheça os membros dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos de 2025
O documento apresenta depoimentos dos coordenadores e vice-coordenadores que conduziram os trabalhos, além de referências adicionais indicadas pelos membros. Uma pesquisa de avaliação e a lista de temas potenciais para 2025 complementam o conteúdo.
Principais temas debatidos em 2024
O Comitê de Comunicação e Engajamento para ESG focou na necessidade de uma comunicação transparente e autêntica para a construção de uma agenda ESG sólida, assim como a importância de as empresas adotarem práticas sustentáveis antes de comunicá-las. Os participantes discutiram temas como greenwashing, letramento em sustentabilidade e engajamento da cadeia de valor, reforçando a importância de integrar a sustentabilidade à cultura organizacional.
Já o Comitê de Cultura de Dados e Mensuração de Resultados na Comunicação explorou os desafios da mensuração de resultados na área, de maneira a conectar estratégias de comunicação aos objetivos de negócio. O grupo enfatizou a necessidade de uma cultura de dados nas organizações e destacou ferramentas e metodologias para coleta e análise de dados. O comitê também debateu a integração de dados de comunicação com áreas como marketing e RH para gerar insights mais completos e estratégicos.
O Comitê de Comunicação Interna, Cultura Organizacional e Marca Empregadora abordou as melhores práticas para engajamento de colaboradores e fortalecimento da marca empregadora. Foram discutidos temas como papel da liderança comunicadora, a importância da escuta ativa e os desafios da comunicação em ambientes híbridos. A integração entre comunicação interna, RH e marketing foi apontada como essencial para a construção de uma comunicação 360°.
Por fim, o Comitê de Gestão da Comunicação e da Reputação Corporativas analisou os desafios da gestão da reputação em um cenário de constantes transformações, impulsionado pelo avanço das novas tecnologias e pela influência das redes sociais. O combate à desinformação e a gestão de crises também foram muito discutidos, com destaque para a importância de políticas corporativas claras e de um monitoramento constante da imprensa e do ambiente digital. Os participantes também falaram sobre o papel dos colaboradores como embaixadores da marca e sobre a importância do fortalecimento da cultura de comunicação transparente e autêntica.
Sobre os Comitês Aberje de Estudos Temáticos
Os Comitês Aberje de Estudos Temáticos são espaços seguros para troca de informações e aprendizado mútuo para profissionais da rede associativa. São grupos fixos de membros, nomeados por organizações associadas à Aberje, que se reúnem com regularidade para discutir, aprofundar e gerar novos conhecimentos sobre determinados temas de interesse da Comunicação Corporativa. A participação nos Comitês é exclusiva para empresas associadas e os temas e grupos são renovados a cada ano.
Destaques
- Aberje Capítulo Amazônia e Casa Balaio firmam parceria
- Giovanni Nobile assume diretoria do Capítulo Aberje Brasília
- 99 associa-se à Aberje
- Lab de Comunicação debate estratégias para ativação de marca
- Comunicação e Governança em debate: o desafio de unir discurso e prática
ARTIGOS E COLUNAS
Luis Alcubierre A linguagem é um vírusPaulo Nassar Morreu um homem bomGiovanni Nobile Dias O ecossistema informacional na Era DigitalElizeo Karkoski Empresas AINDA sem comunicação interna? O preço do improviso é alto!Marcos Santos O alerta da série Adolescência para os pais na era dos algoritmos