PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
17 de dezembro de 2019

Research points the Word of the Year to Brazilians

Redação Portal Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

At the end of a difficult year, the word that came to mind most of Brazilians came as no surprise. The survey that recorded the term “difficulties” as the most cited was made by consulting firm Cause – an Aberje associate– in partnership with the IDEIA Big Data Institute, between September 1st and November 25th. In its fourth edition, the study consulted 1,548 people from all regions of the country and various age groups, genders, education levels and social classes.

The research was done through online questionnaires and had three steps. In the first of these, the population had to indicate the word that best summarized 2019. In the second, 26 specialists from different fields of work ordered the results of the first phase and listed the “words of the year” of their choice. In the third, the list of terms resulting from the previous two steps was submitted again to popular vote.

“The Word of the Year survey is a way to get to know the feelings experienced in the country over the last 12 months. Our attention was drawn to the fact that it was placed in the plural, indicating that Brazilians faced problems in several areas,” says Leandro Machado, political scientist, and partner at Cause. Nevertheless, the result was a certain optimism about the future: the second word most cited by the population was “Hope,” indicated by 15% of the participants, and the third, “Renewal,” pointed by 13% of them. Besides, two out of three people said they had a positive expectation for 2020.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Thaís NaldoniDe “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação Interna
  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação

Destaques

  • Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer

Notícias do Mercado

  • Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos
  • Pravaler anuncia Joel Jota como embaixador da marca para inspirar estudantes
  • Sicredi lança campanha “Cooperar é da nossa natureza” para o fim de ano

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.