“Reputação: como o patrocínio em cultura, esporte e entretenimento pode ser uma plataforma de comunicação para as empresas” é tema de encontro no RJ

Segundo a Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia da PwC, o mercado de entretenimento no Brasil deve crescer 5,7% por ano até 2026 – número acima da média global, que é de 4,6. Este resultado reflete o aumento do interesse das pessoas por atividades culturais, principalmente depois do confinamento nos anos de pandemia. Estes dados justificam a preocupação das marcas em cumprir seu papel social, investindo cada vez mais em atividades culturais que envolvam arte, esporte e educação.
Como será que as áreas de comunicação das corporações podem se envolver neste cenário? Qual é o seu papel na transformação da imagem das instituições? Como o entretenimento, por meio da arte, cultura e esporte, pode ser usado como plataforma de comunicação? Essas e outras questões serão pauta em mais um encontro do Capítulo Aberje Rio de Janeiro, promovido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial – Aberje, nesta quinta-feira (28), no Rio de Janeiro.
Com o tema “Reputação: como o patrocínio em cultura, esporte e entretenimento pode ser uma plataforma de comunicação para as empresas”, a roda de conversa reúne Danielle Barros, secretária de Cultura do Estado do Rio de Janeiro; Katielle Haffner, gerente Sênior de Relações Corporativas e ESG da Coca-Cola Brasil; Rafael Oliveira, gerente de Comunicação e Marketing da Unimed-Rio; Janaina Vilella, diretora de Comunicação da Enel Brasil; e, para mediar o debate, Dario Menezes, diretor executivo da Caliber.
PROGRAMAÇÃO:
Roda de conversa – Reputação: como o patrocínio em cultura, esporte e entretenimento pode ser uma plataforma de comunicação para as empresas
9h – Recepção e welcome coffee
10h – Boas-Vindas
10h10 – Roda de Conversa
Dario Menezes – Diretor executivo da Caliber
Danielle Barros – Secretária de Cultura do Estado do Rio de Janeiro
Katielle Haffner – Gerente Sênior de Relações Corporativas e ESG da Coca-Cola Brasil
Rafael Oliveira – Gerente de Comunicação e Marketing da Unimed-Rio
Janaina Vilella – Diretora de Comunicação da Enel Brasil
12h – Encerramento
Capítulo Aberje Rio de Janeiro
Data: 25 de setembro
Horário: das 9h às 12h
Local: Av. Oscar Niemeyer, 2000, 5º andar (auditório) – Santo Cristo – Rio de Janeiro/RJ
Inscrições: aqui
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
- Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
Notícias do Mercado
- TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
- Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

































