Rede Aberje na COP30: Itaú Unibanco e Vale destacam finanças sustentáveis, agricultura regenerativa e proteção da Amazônia

O setor privado brasileiro se mobiliza para marcar presença na COP30, que será realizada em Belém em novembro de 2025. O Portal Aberje inicia uma série de reportagens mapeando e mostrando iniciativas da Rede Aberje na COP30. As associadas Itaú Unibanco e Vale apresentam agendas robustas de iniciativas, parcerias e conteúdos. Ambas integrarão a C.A.S.E. (Climate Action Solutions & Engagement), iniciativa coletiva de empresas (Itaú, Itaúsa, Bradesco, Natura, Nestlé e Vale) para dar visibilidade a soluções ambientais escaláveis.
O Itaú Unibanco reforça sua estratégia de atuação em múltiplas frentes. A instituição destacará projetos de agricultura regenerativa, como o Reverte – desenvolvido pela Syngenta com apoio do Itaú BBA –, que já recuperou mais de 264 mil hectares de pastagens degradadas em oito estados. Além disso, o banco ampliou sua meta de financiamento sustentável para R$1 trilhão até 2030 e participa da plataforma Carbonplace, voltada ao mercado de carbono. “Durante a conferência, estaremos presentes tanto na Blue Zone quanto em eventos paralelos, sempre ao lado de parceiros estratégicos, como CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), ICC (Câmara de Comércio Internacional) e CEBRI (Centro Brasileiro de Relações Internacionais)”, afirma Pâmela Vaiano, diretora de Comunicação Corporativa do Itaú Unibanco. O banco também aposta no letramento da imprensa: em parceria com a Abraji, ofereceu curso online para 1.500 jornalistas sobre cobertura da COP e apoiou profissionais em iniciativas como a Expedição Amazônia: Conhecer para Comunicar, promovida pela Escola Aberje de Comunicação.
A Vale, por sua vez, aposta em uma narrativa que conecta sua atuação histórica na Amazônia à agenda global do clima. Entre as principais ativações está o “Amazônia Live – Hoje e Sempre”, projeto cultural e ambiental em parceria com o Rock in Rio e The Town. Com patrocínio da empresa, o espetáculo contará com Mariah Carey em um palco flutuante no Rio Guamá, além de artistas locais como Dona Onete, Joelma e Gaby Amarantos, com transmissão pela TV Globo, Multishow e Globoplay. “Queremos mostrar o papel da mineração e da Vale na jornada rumo a uma economia de baixo carbono, reforçando como os minérios são essenciais para a transição energética”, destaca Leandro Modé, diretor de Comunicação e Marca da Vale. O Amazônia Live terá ainda outro grande momento, um show com Ivete Sangalo, Viviane Batidão, Lambateria Baile Show e Lia Sophia. Com ingressos gratuitos, esse evento acontece no estádio do Mangueirão, em Belém, no dia 20/9. Os ingressos já estão esgotados.
A empresa também patrocina um edital de R$2 milhões que já está beneficiando seis iniciativas na região metropolitana de Belém, focadas no desenvolvimento de ações envolvendo a promoção dos direitos das mulheres, geração de renda, conservação da natureza, turismo de base comunitária, agroecologia, reciclagem e valorização da cultura tradicional, além de iniciativas socioambientais, como workshops, press trips para jornalistas e o álbum educativo “Árvores do Mundo” – com 60 figurinhas de espécies brasileiras e globais, distribuído gratuitamente em comunidades de Belém e sudeste do Pará. A Vale também abrirá as portas do Instituto Tecnológico Vale, em Belém, para sediar a Casa da Biodiversidade, em parceria com a Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema).
Aberje na COP30
A Aberje também estará presente na COP30, posicionando a Comunicação Corporativa como parte importante da agenda climática. No dia 11 de novembro, promove um encontro para comunicadores e convidados denominado Casa Aberje na COP, sediada na Casa Rosada, edifício histórico localizado no centro de Belém e sede da Alubar, que será a anfitirã e principal apoiadora da ação. A iniciativa também conta com o apoio da Page Society e da Global Alliance for Public Relations and Communication Management. A casa será espaço de diálogo e relacionamento durante a conferência, reunindo lideranças empresariais, representantes de governos, sociedade civil e comunidade internacional.
Outras iniciativas, como a Carta Aberje para Comunicadores por Ocasião da COP30 e ações do Capítulo Aberje Amazônia, reforçam o protagonismo da Comunicação. Conheça mais sobre as ações da Aberje na página do Tema do Ano da associação.
Anote na agenda
Amazônia Live
Data: 17 de setembro de 2025
Local: Rio Guamá – Belém-PA
Público: Aberto ao público, transmissão pela TV Globo, Multishow e Globoplay
Mais informações: https://amazonialive.com.br/
Amazônia Live – Grande Encontro Por Um Mundo Melhor
Data: 20 de setembro de 2025
Local: Estádio do Mangueirão – Belém-PA
Público: Ingressos esgotados
Mais informações: https://amazonialive.com.br/
Casa da Biodiversidade
Data: De 10 a 21 de novembro de 2025
Local: Instituto Tecnológico Vale – Rua Boaventura da Silva, 955, bairro Nazaré, Belém-PA
Público: Aberto ao público
Mais informações: https://abema.org.br/cop-30/casa-da-biodiversidade-e-clima
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
- Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
- Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

































