Rede Aberje na COP30: Alpargatas, CNseg e FIEB reforçam protagonismo climático com ações

A proximidade da COP30 tem mobilizado diferentes setores empresariais no Brasil. Em Belém, organizações como a Alpargatas, a Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) estão preparando suas frentes de atuação, combinando espaços próprios, eventos paralelos e participação em agendas oficiais.
A Alpargatas participa pela primeira vez de uma COP, por meio da marca Havaianas. A empresa será uma das patrocinadoras da Casa do IPÊ, em parceria com a Sol de Janeiro e o Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), espaço paralelo à programação oficial que reunirá diálogos sobre biodiversidade, economia circular e práticas de reciclagem. “Vamos participar da programação paralela, com uma casa com o Instituto de Pesquisas Ecológicas, parceiro de longa data da nossa marca Havaianas. Nosso foco é gerar conexões e estimular práticas sustentáveis”, afirma Sarah Bonadio, diretora global de Assuntos Corporativos da Alpargatas. “É uma primeira vez em que a gente está apostando bastante, eu acho que vai ser bastante inspirador também”, explica a executiva. A companhia também levará à conferência seu programa de logística reversa, o Havaianas Reciclo, além de iniciativas de economia circular que envolvem cooperativas de reciclagem e franqueados locais. A empresa ainda está definindo sua agenda, mas também planeja participar de apresentações na Green Zone, a área em que a sociedade civil, instituições públicas e privadas e líderes globais se reúnem.
Já a CNseg terá uma das maiores estruturas do setor privado brasileiro na COP30: a Casa do Seguro, um espaço de 1,6 mil m² que funcionará como embaixada do setor segurador em Belém. A iniciativa reunirá lideranças empresariais, agentes públicos e organizações internacionais em uma programação diária de debates, fóruns, painéis temáticos e atividades culturais. “A estratégia é posicionar o seguro como instrumento central da adaptação climática e da transição justa”, explica Carla Simões, superintendente executiva de Comunicação e Marketing da CNseg. Localizada perto do centro principal da conferência, a Casa terá infraestrutura para reuniões, gravações de podcasts e exposições, com adesão a selos de sustentabilidade, como o Evento Neutro e o Resíduo Zero. A iniciativa conta com seguradoras que atuam como “Empoderadores”, que levam seus próprios temas de sustentabilidade e transição climática, ampliando o alcance da mensagem e fortalecendo o relacionamento com stakeholders globais. O grupo inicial de Empoderadores é composto por Allianz, AXA, Bradesco Seguros, Marsh McLennan, MAPFRE, Porto, Prudential e Tokio Marine. Além disso, a confederação estará presente em agendas oficiais nas Bluze Zone e Green Zone, em agendas com a Confederação Nacional da Indústria e com outros parceiros institucionais, além do governo federal.
A FIEB tem alinhado sua estratégia às diretrizes da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em agosto, promoveu o fórum “Perspectivas e Oportunidades para a Indústria na COP30”, realizado durante a INDEX, a Feira da Indústria e Comércio da Bahia, para debater com lideranças empresariais e representantes do poder público os desafios e oportunidades da agenda climática. O encontro, promovido pela Gerência de Meio Ambiente e Responsabilidade Social, destacou iniciativas sustentáveis já em andamento na Bahia, em setores como química e papel e celulose, com foco na redução de emissões de gases de efeito estufa. A participação da indústria nacional na conferência será coordenada pela CNI, em atividades paralelas, e a FIEB tem buscado estimular o engajamento local para fortalecer o posicionamento do setor no debate internacional.
As três iniciativas mostram como diferentes setores buscam projetar sua contribuição para a agenda climática em Belém, reforçando o papel do setor privado na transição para uma economia de baixo carbono.
Anote na agenda
Casa do Seguro
Data: de 10 a 21 de novembro
Horário de funcionamento: das 09h00 às 19h00
Local: Travessa Alferes Costa, 2828, Belém
Mais informações: https://casadoseguro.org.br/
Casa do IPÊ
Data: de 10 a 20 de novembro
Horário: A partir das 08h30
Local: Rua Jari, 1 – condomínio Embrapa, Belém
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
- Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
- Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

































