PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
26 de fevereiro de 2025

Ranking Merco aponta as empresas com melhor reputação em 2024; 60% são associadas da Aberje

11ª edição do ranking Reputação Empresarial no Brasil, organizado pela Merco, trouxe as melhores empresas de 2024; Natura segue na liderança do ranking, seguida pelo Mercado Livre
Redação Portal Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

A Merco, empresa de pesquisa e monitoramento reputacional, que realiza estudos de reputação e publica rankings de referência na América Latina, Espanha, Portugal e Itália, com atuação em 19 países, no total, apresenta a 11ª edição do ranking Reputação Empresarial no Brasil. No levantamento, que foca a atuação das 100 melhores empresas em 2024, a Natura lidera, seguida pelo Mercado Livre (ambas associadas à Aberje) e Ambev. Do total, 60% das organizações listadas são filiadas à associação, assim como a própria Merco.

Ao todo foram reconhecidas no ranking setorial empresas de 44 áreas diferentes, com destaque para os oito setores que compõem as empresas no Top 10 do levantamento, que são: Cosméticos e Perfumaria; Serviços Financeiros; Bebidas; Comércio Eletrônico; Indústria Digital; Alimentos; Indústria Automotiva e Varejo. Isso mostra que a reputação empresarial permeia cada vez mais toda a indústria, de acordo com a Merco.

Nos seguintes setores avaliados pelo ranking, as associadas da Aberje chegam a figurar nas três primeiras colocações: 

    • Cosméticos e perfumaria: Natura, Grupo Boticário e Avon;
    • Energia: Ipiranga, Petrobrás e Raízen;
    • Energia elétrica: Eletrobrás, Engie, CPFL;
    • Mineração, siderurgia e metalurgia: Gerdau, Vale e ArcelorMittal;
    • Química e petroquímica: BASF, Braskem, 3M;
    • Supermercados e atacados: GPA, Carrefour, Assaí Atacadista;

Muitas foram também as empresas associadas que lideraram em seu setor, são elas: 

  • Alimentos: Nestlé;
  • Aviação: EMBRAER;
  • Comércio eletrônico: Mercado Livre;
  • Conglomerado: Bayer;
  • Entretenimento: Netflix;
  • Fundos de investimento: XP;
  • Gestão ambiental: AMBIPAR;
  • Hotelaria: Accor;
  • Indústria automotiva: Toyota;
  • Indústria farmacêutica: Pfizer;
  • Logística: Vibra Energia;
  • Madeira, papel e celulose: Suzano;
  • Restaurantes: McDonald’s;
  • Roupas, calçados e acessórios: Alpargatas;
  • Seguros: Porto Seguro;
  • Serviços de mobilidade: Localiza;
  • Serviços de saúde: Hospital Sírio-Libanês;
  • Serviços financeiros: Itaú Unibanco;
  • Tecnologia: Microsoft;
  • Telecomunicações: Vivo;
  • Transporte: Uber;
  • Transporte aéreo: Latam.

“Parabenizamos todas as empresas que fazem da reputação empresarial um compromisso com seus stakeholders e com a sociedade. Ao reconhecer as melhores empresas do Brasil, oferecemos para as companhias uma ferramenta fundamental de gestão e tomada de decisões, permitindo entender e avaliar a reputação e seus impactos nos diferentes públicos de relacionamento”, explica Lylian Brandão, CEO da Merco Brasil.

Melhores empresas em comunicação com imprensa

Nesta edição do ranking, também foi considerada a comunicação das organizações com a imprensa. Isto porque, para os jornalistas de negócios consultados, as equipes de comunicação corporativa que melhor transmitem informações e mantêm uma boa reputação ao longo do tempo foram as das empresas Google (1º), Natura (2º), Nubank (3º), Apple (4º), Mercado Livre (5º), Itaú Unibanco (6º), Coca-Cola (7º), Ambev (8º), Unilever (9º) e Grupo Boticário (10º).

“Sobre as melhores empresas em comunicação, constatamos a contribuição desse reconhecimento. Portanto, não basta que as empresas tenham boas iniciativas, mas que elas sejam comunicadas de maneira clara e ampla ao ecossistema da qual fazem parte. Por isso, entendemos que esse fator influencia diretamente na reputação empresarial de uma marca”, analisa Lylian.

Metodologia

Nesta edição, a Merco contou com 26 fontes de informação. O campo da pesquisa foi realizado no Brasil, no período de abril a dezembro de 2024, composto por 15.341 entrevistas. Os stakeholders consultados foram: 565 diretores de grandes empresas; 72 professores universitários; 65 jornalistas de negócios; 65 analistas financeiros; 63 associações de consumidores; 66 sindicatos; 71 representantes de ONGs; 67 membros do governo; 71 gerentes de mídias sociais e 4.467 consumidores (Merco Sociedade). Além disso, a pesquisa considerou 9.726 entrevistas advindas do ranking Merco Talento 2024, que considera a opinião de funcionários, especialistas em RH e estudantes.

Por meio de uma análise criteriosa multistakeholder, as avaliações das empresas são obtidas nas variáveis que mais impactam a reputação corporativa, entre elas: resultados econômicos e financeiros, qualidade da oferta comercial, talento, ética, governança corporativa, dimensão internacional, inovação, comunicação, meio ambiente, compromisso social, gestão e estratégia.

Além dessas avaliações, também foi realizada uma análise da reputação digital das empresas por meio do Merco Digital, com 950.616 menções analisadas em canais digitais e mídias sociais das 100 empresas avaliadas. E uma última etapa, com a avaliação de indicadores objetivos, a partir de uma pesquisa respondida pelas próprias empresas.

Confira as associadas ranqueadas:

  • Natura (1º)
  • Mercado Livre (2º)
  • Grupo Boticário (4º)
  • Itaú Unibanco (5º)
  • Nestlé (7º)
  • Toyota (8º)
  • Avon (11º)
  • Bradesco (12º)
  • Coca-Cola (13º)
  • Hospital Sírio-Libanês (17º)
  • Pfizer (18º)
  • Vivo (19º)
  • Unilever (21º)
  • Alpargatas (22º)
  • Microsoft (23º)
  • Johnson & Johnson (25º)
  • Netflix (26º)
  • Porto Seguro (27º)
  • Ipiranga (29º)
  • Latam (30º)
  • Hospital Albert Einstein (31º)
  • McDonald’s (32º)
  • iFood (34º)
  • Samsung (36º)
  • Gerdau (38º)
  • Petrobrás (39º)
  • Mondelèz (40º)
  • Suzano (42º)
  • Volkswagen (45º)
  • GPA (46º)
  • Banco do Brasil (48º)
  • Bayer (49º)
  • Carrefour (52º)
  • Santander (53º)
  • Localiza (54º)
  • BRF (56º)
  • Mercedes-benz (58º)
  • EMBRAER (60º)
  • Stellantis (63º)
  • Klabin (65º)
  • Mastercard (66º)
  • Assaí Atacadista (67º)
  • Vale (68º)
  • XP (69º)
  • Votorantim (70º)
  • Dell (71º)
  • Volvo (73º)
  • BASF (75º)
  • Raízen (79º)
  • Diageo (81º)
  • Uber (84º)
  • Tetra Pak (85º)
  • Siemens (86º)
  • Eletrobras (89º)
  • JBS (90º)
  • Braskem (94º)
  • Engie (95º)
  • Cargill (96º)
  • CPFL (98º)
  • Vibra Energia (99º)
  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.