Programa Avançado em Gestão da Reputação é novo curso da Escola Aberje
Está confirmada a primeira edição do Programa Avançado em Gestão da Reputação – Como obter a Licença Social para Operar, curso de longa duração da Escola Aberje de Comunicação. O programa é online e inicia no dia 26 de abril e segue até 23 de junho, sempre às quartas e sexta-feiras, das 9h às 12h. São 45 horas divididas em oito aulas, onde os professores – instrutores atuantes no mercado de trabalho – vão abordar diversos temas para quem busca atualização ou novos conhecimentos na área.
O curso é destinado aos profissionais das áreas de comunicação e relações institucionais, que buscam se capacitar para atuar de forma mais eficiente sobre a chamada “Licença Social para Operar (LSO)”, ativo intangível fundamental nos tempos atuais. Tal conceito diz respeito ao relacionamento de uma organização com seus públicos de interesse, um “contrato tácito” entre as partes, em que esse público (comunidade do entorno, consumidores, sociedade em geral) fornece uma autorização informal para a companhia operar. Para se ter uma Licença Social para Operar, a organização precisa ser digna e ser percebida como tal pelos seus públicos de relacionamento e, por isso, a importância da gestão da reputação organizacional e a construção de fortes laços de confiança entre empresa e comunidade.
A LSO reconhece as relações de poder existentes entre os grupos sociais, procura entender suas dinâmicas, suas necessidades e seus projetos, valorizando a cidadania corporativa, a transparência e o compliance, podendo ser usada pela empresa, inclusive, para reduzir impactos e negociar soluções positivas com as partes interessadas.
O corpo docente deste Programa Avançado conta com profissionais gabaritados no mercado e na academia. Carlos Parente, diretor da Midfield Consulting e autor do recém-lançado livro “Regras novas, jogadores antigos – Um ensaio sobre o presente e o futuro da atividade de Relações Institucionais e Governamentais (RIG)”, pela Editora Aberje; Tatiana Maia Lins, fundadora da Makemake – A Casa da Reputação, editora da Revista da Reputação e coautora do livro “Reputação e valor compartilhado: Conversas com CEOs das Empresas Líderes em ESG”, pela Editora Aberje (2022); Roberta Lippi, sócia da Brunswick Group; Sonia Consiglio, conselheira de empresas, SDG Pioneer pelo Pacto Global da ONU; Ricardo Voltolini, presidente da Ideia Sustentável e um dos pioneiros em sustentabilidade empresarial do Brasil; Lilian Gaino Dorighello, gerente sênior de Comunicação Corporativa da Unilever; Luiz Chinan, sócio-diretor da RETOHC e curador da Aliança Aberje de Combate às Fake News; Viviane Mansi, diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota para América Latina e Caribe; Junia Nogueira de Sá, conselheira, membro do conselho da Rede Mulher Empreendedora, especialista em gestão de crises de imagem, delegada do Brasil no W20, grupo do G20 voltado à igualdade de gênero; Renard Aron, diretor sênior de relações governamentais do grupo Johnson & Johnson e autor do livro “Lobby Digital”, pela Editora Aberje (2020); Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA/USP; Malu Weber, diretora sênior de Comunicação Corporativa da Bayer e vice-presidente do Conselho Deliberativo da Aberje; Grazielle Parenti, vice-presidente Global de Relações Institucionais e Sustentabilidade e a presidência do Instituto BRF; Cássio Garkalns, especialista em Planejamento e Gestão de Territórios, sócio diretor e CEO da GKS Negócios Sustentáveis; Cristiana Xavier de Brito, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da BASF para América do Sul e membro do Conselho Consultivo da Rede Brasileira do Pacto Global da ONU, da Fundação Espaço ECO e da Aberje; Jorge Soto, diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem SA e co-líder do Grupo de Trabalho que está desenvolvendo um novo padrão internacional sobre Terminologia, Princípios e Guia para a implementação da Economia Circular na ISO; Kalil Cury Filho, consultor em desenvolvimento sustentável, prestando consultoria em estratégia para grandes empresas e em advisory de políticas públicas para instituições da sociedade civil, sendo fundador da Partner Desenvolvimento e Eduardo Prestes, mestre em Comunicação especializado em gerenciamento de riscos e compliance pela FIA e professor convidado da Aberje em Comunicação de crises corporativas.
Destaques
- World PR Forum 2024 destaca a influência da comunicação para o bem comum
- Encerramento dos Comitês Aberje de Estudos Temáticos celebra conquistas de 2024 e aponta tendências para 2025
- Vencedores do Prêmio Aberje 2024 recebem troféu em noite de celebração
- Prêmio Aberje 2024 anuncia destaques do ano: Comunicadores, CEO Comunicador, Mídias e premiações especiais
- Missão COP30: e-book de curso preparatório para comunicadores está disponível para associadas
ARTIGOS E COLUNAS
Giovanni Nobile Dias O alarmante retrato da leitura no paísCarlos Parente A comunicação precisa de um olhar menos vazioLeonardo Müller Bets no Brasil: uma compilação de dados e estimativasLeila Gasparindo A força da Comunicação Integrada: unindo Influenciadores e assessoria de imprensaAgnaldo Brito Diálogo Social e Comunicação Corporativa: A Construção do Valor na Era dos Dados