Profissionais de Comunicação Interna e Cultura Organizacional refletem sobre a comunicação em tempos de mudança

O mundo está em constante transformação e novas práticas emergem a cada dia. Diante desse cenário, como as empresas reagem? Como garantir a adesão e a participação ativa dos colaboradores nas mudanças? Estas foram algumas das discussões feitas por especialistas do mercado durante a 1ª edição do Diálogos Supera PR. O evento gratuito reuniu uma plateia de 80 profissionais de comunicação e cultura organizacional na última terça-feira, 24 de setembro, na PUCPR – Câmpus Curitiba, em Curitiba/PR. Além disso, durante a transmissão de estreia, tivemos mais de 220 visualizações, com grande participação do público nas perguntas aos palestrantes.
O dia começou com o painel “A Comunicação Interna como apoio às transformações organizacionais”, em que especialistas trouxeram insights sobre como apoiar e sustentar essas modificações atuando como um profissional de gestão de mudança.
“O principal desafio é ter disponibilidade, é sair do caos do dia a dia e organizar a agenda para estarmos próximos das lideranças, entendendo e nos aprofundando nos contextos, além de refletir sobre quem são os entusiastas e os céticos. E o porquê o são! Só assim conseguiremos entregar estratégias de comunicação que atendam ao negócio de forma assertiva”, informa Fernanda Porcino, Especialista em Comunicação do CoE | Centro de Excelência Votorantim e convidada do painel.
Também estiveram presentes no debate a Camila Maistrovicz, Internal Communication Senior Manager do TikTok, e o José Luis Ovando, Sócio-diretor de Atendimento e Estratégia da Supera Comunicação, que mediou o painel.
COMUNICAÇÃO E ESG
O evento contou com o painel “Comunicação e ESG: como as empresas estão trabalhando a conexão com a operação”, mediado por Tamara Natale, Especialista e Consultora em Comunicação e ESG. Pedro Ferraz Paciornik, Diretor de Estratégia, Qualidade e Marketing para América do Sul da Valmet, e Ana Paula Hedler, Superintendente de Comunicação da Itaipu Binacional Brasil, também participaram do painel, enfatizando a importância de uma comunicação clara, contínua e alinhada aos valores de ESG para os colaboradores compreenderem seu papel na sustentabilidade e responsabilidade social da empresa.
EVOLUÇÃO NA COMUNICAÇÃO INTERNA
No painel “Principais desafios e ajustes de rota para evoluir a CI nas empresas”, mediado por Thierry Pignataro, CEO da CI Consultoria, com participação de Camila Matta, Gerente de Comunicação Interna e Employer Branding para América Latina da Electrolux Group, e Fernanda Stocco, Gerente de Comunicação da Renault Brasil, os especialistas abordaram os desafios para garantir o engajamento e a produtividade dos colaboradores.
Para finalizar a manhã de conhecimentos, Anne Maezuka, Gerente de Comunicação Interna, e Dayane Farinacio, Especialista de Comunicação Interna, ambas do Grupo Marista, contaram Como conectar o EVP à Comunicação Interna do dia a dia e quais estratégias adotaram para integrá-lo de forma prática com um case de sucesso da empresa. “A CI reflete as verdades, então, o ponto de refletir a cultura e os valores está mais na construção do EVP do que na comunicação dele. Aí eu volto para encontrar as oportunidades que estão envolvidas no processo, estando atenta ao EVP sempre que vier pautas e oportunizar dando visibilidade adequada”, frisa Anne.
A edição teve o apoio do Grupo Marista e da Sinapse Conteúdos de Comunicação em Rede.
Para assistir o evento completo, é só acessar este link.
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
- Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
Notícias do Mercado
- TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
- Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos


































