Profissionais de Comunicação Interna debatem estratégias efetivas para o desenvolvimento das empresas

“Uma das fortalezas das empresas é a influência sobre o público interno e indiretamente seus familiares e rede de contatos. Quando políticas, práticas e um posicionamento claro em relação aos pilares de ESG é adotado, as empresas estão direcionando esses propósitos para seus públicos.” Esta foi a reflexão feita por Carolina Paiva, Head de Comunicação Interna e Engajamento da TIM, que mediou um painel durante a 7ª edição do Diálogos Supera RJ. O evento, que foi direcionado para mais de 75 profissionais de comunicação interna e recursos humanos, aconteceu de forma gratuita em 20 de junho, no auditório da Neoenergia, na capital carioca.
Carol liderou o painel Comunicação e ESG: como as empresas estão trabalhando a conexão com a operação junto de Julia Lomba, Gerente de Comunicação e Sustentabilidade da White Martins; e Isabela Salgado de Oliveira, Gerente de Sustentabilidade da Ipiranga. O Diálogos Supera também contou com a palestra Transformando a Comunicação Interna: O papel da inteligência artificial e do processamento de dados, realizada por Roje Cursino, CRO e Cofundador da plataforma Beehome.
Comunicação na transformação
José Luis Ovando, sócio-diretor de Estratégia da Supera Comunicação, mediou o painel Comunicação interna como apoio às transformações organizacionais. “Temos observado uma transformação acelerada nos últimos anos. A tecnologia dando grandes saltos, a medicina apresentando resultados inovadores, a mentalidade das pessoas evoluindo. E tudo isso vem se refletido nas transformações organizacionais e a Comunicação Interna precisa acompanhar. Portanto, debatemos os próximos passos e mostramos que, junto de uma agência consultiva como a Supera Comunicação, podemos ir mais longe”, reflete Ovando.
O painel contou com a participação de Ananda Santos, Gerente de Planejamento Estratégico da Comunicação da Vale; Fernanda Amaral, Diretora de Comunicação, Relações Institucionais e RSC da Naturgy; e Vanessa Teixeira, Gerente-Geral de Marketing e Comunicação da Prumo Logística.
Desafios de comunicação
Para encerrar o evento, Clayton Urbano, Gerente de Comunicação Interna da Neoenergia, palestrou sobre o Case Neoenergia: Liderança Comunicadora: desafios e oportunidades. “O suporte da área de CI no desenvolvimento de lideranças comunicadoras é fundamental, pois o líder é um canal estratégico e a CI é a responsável por fazer a gestão do fluxo de informações de uma companhia, definindo forma, periodicidade e tom do conteúdo comunicado. É um desenvolvimento mútuo”, comenta Urbano, que recebeu os participantes do Diálogos Supera no auditório da Neonergia. “Poder discutir sobre as melhores práticas de CI me dá a sensação de que estamos no caminho certo, com os nossos propósitos alinhados! Agradeço à Supera pela oportunidade e pelas trocas realizadas até aqui. Que venham as próximas edições!”
O evento contou com apoio da Neoenergia e Sinapse Conteúdos de Comunicação em Rede. Em 2024, a agenda do Diálogos Supera passará ainda por Fortaleza, Salvador e Curitiba.
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
- Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
Notícias do Mercado
- TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
- Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

































