Primeira edição do Diálogos Supera Minas Gerais debate as transformações da comunicação

O Diálogos Supera Minas Gerais, realizado no dia 25 de setembro de 2025, no auditório da Hotmart, em Belo Horizonte, reuniu mais de 185 profissionais de comunicação para discutir liderança, diversidade geracional e engajamento em contextos complexos. O encontro fez parte da série itinerante promovida pela Supera Comunicação, associada à Aberje, e parceiros, com patrocínio da Progic e apoio da Hotmart, THAP Brindes Corporativos e do serviço digital de curadoria e distribuição de conteúdo Sinapse.
As conversas se concentraram na necessidade de humanizar a comunicação interna em um cenário de sobrecarga informacional, resgatando o poder do diálogo genuíno e buscando novas formas de conexão entre empresas e colaboradores.
O primeiro painel, “Engajamento da liderança nos processos de comunicação”, destacou a importância do líder como elo entre empresa e equipe. Participaram Fernanda Magalhães, gerente de Comunicação Corporativa com Empregados e Comunidades da Vale; Rafael Simas, gerente de Comunicação e Marca da Gerdau; e Gabriela Lobo, Head de Comunicação Corporativa e Relações com a Mídia para a América Latina da CNH Industrial, com moderação de Cristiane Aguiar Gouvea, gerente de Comunicação da Vallourec South America. Fernanda defendeu a redefinição do conceito de líder comunicador, que deve ser menos orador e mais ouvinte. Rafael acrescentou que a comunicação deve gerar pertencimento, e Gabriela alertou para o risco de delegar pensamento crítico às ferramentas de inteligência artificial.
No painel “Diversidade geracional na prática: desmistificando estereótipos para a colaboração”, moderado por Juliana Mello Nogueira, gerente de Comunicação Interna e Diversidade & Inclusão da MRV, as convidadas Elaine Terceiro, gerente de Diversidade, Equidade e Inclusão da Hotmart; Rachel Pessôa, gerente de Comunicação Corporativa da Anglo American; e Cristiane Sanches, gerente de Comunicação Corporativa da Unimed-BH ressaltaram como a convivência entre diferentes faixas etárias pode impulsionar inovação. Elaine destacou a mudança de perfil etário da Hotmart, hoje mais madura, enquanto Cristiane enfatizou a necessidade de reconhecer os próprios vieses para criar ambientes inclusivos. O grupo também reforçou a importância da acessibilidade em produtos e plataformas para públicos mais velhos.
Na palestra “No meio do caminho tinha um textão: eficiência e criatividade na CI”, Vitor Morais, diretor de Planejamento da Supera Comunicação, questionou a eficácia da comunicação baseada apenas em canais e conteúdo. Dados apresentados mostraram que grande parte dos empregados não lê ou considera irrelevante a comunicação recebida. Sua defesa foi por experiências que estimulem interações reais e memoráveis.
Encerrando o evento, o painel “Comunicação Interna Estratégica e Engajamento em ambientes complexos” reuniu Maíra Niegski, diretora de Talent Experience da Hotmart; Danny Marchesi, gerente geral de Sustentabilidade e Comunicação da VLI; e Priscila Amaral, gerente de Branding Strategy, Digital e Employee Communications da Iveco Group, com moderação de José Luis Ovando, da Supera. Priscila destacou o desafio de transformar excesso de informação em conexões com sentido. Danny apresentou um case de engajamento baseado na valorização do orgulho de equipe, e Maíra defendeu a mensuração de resultados que expressem impacto direto no negócio, indo além de métricas de vaidade.
O último encontro de 2025 da série Diálogos Supera vai acontecer em 11 de novembro, em Salvador, no auditório da Neoenergia.
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
- Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
- Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

































