Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais

A Aberje realizou na última segunda-feira (08), em São Paulo, a cerimônia de premiação da 51ª edição do Prêmio Aberje, que reuniu centenas de profissionais e anunciou os vencedores nacionais das categorias temáticas, dos Prêmios Especiais, dos Comunicadores do Ano e das Mídias do Ano. A premiação recebeu a inscrição de mais de 390 projetos em 2025.
+Conheça a lista completa de vencedores do Prêmio Aberje 2025
+Veja as fotos da cerimônia de premiação do Prêmio Aberje 2025
+Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros
+Veja os vencedores do Painel de Cases do Prêmio Aberje 2025
+Veja a cobertura da cerimônia do Prêmio Aberje 2024
O evento contou com a presença de lideranças empresariais, jornalistas, profissionais de comunicação, agências e executivos de diversas regiões do país. Para Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje, a edição reafirma a relevância estratégica da atividade. “Os vencedores desta edição demonstram que a comunicação continua sendo uma infraestrutura indispensável para o desenvolvimento econômico e democrático do país. Nos últimos anos, a comunicação deixou de ser um apêndice tático para se tornar um ativo estratégico: reduz assimetrias de informação, sustenta a reputação, orienta decisões e cria valor. Os números confirmam essa relevância, estamos falando de um setor que movimenta dezenas de bilhões de reais, emprega dezenas de milhares de profissionais qualificados e que, mesmo em contexto de incerteza, continua crescendo, inovando e se diversificando.”
Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP, destacou a importância do Prêmio Aberje para a Comunicação Corporativa no Brasil. “O Prêmio Aberje é um ritual que mostra a vinculação com os propósitos da área, o engajamento de uma comunidade profissional e científica. Ele também provoca o sentimento de pertencimento a essa comunidade, a essa rede e a essa economia representadas pela Aberje”

A vencedora da categoria Empresa do Ano em 2025 foi a B3, reconhecida pelo conjunto de sua atuação estratégica em reputação, cultura e impacto social. Entre os Prêmios Especiais, o título de CEO Comunicador do Ano foi concedido a Gustavo Pimenta, CEO da Vale. O prêmio Educador do Ano “James Heffernan” reconheceu Marco Aurélio Ruediger, diretor da Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV ECMI). A distinção Trajetória em Comunicação homenageou Ana Cláudia Pais, da UNICA – União da Indústria de Cana de Açúcar, e o prêmio Vozes Influentes da Comunicação foi entregue ao jornalista Marcelo Duarte.
A edição deste ano marcou a estreia da categoria Agência do Ano, vencida pelo Grupo InPress. Sobre a nova categoria, Hamilton dos Santos afirmou que ela “reflete a centralidade das agências não só na execução das ações de comunicação, mas na própria definição das estratégias junto com as áreas de comunicação das organizações. As agências são parceiras fundamentais para a construção de reputação em um ambiente de negócios cada vez mais complexo”.
A Aberje divulgou também os vencedores das Mídias do Ano 2025. O Globo recebeu o reconhecimento na categoria Jornal. Em Televisão, o programa Liderança S/A, parceria entre GloboNews e Valor Econômico, foi o vencedor. O Amazônia Vox foi eleito Mídia Regional, e o Canal Meio recebeu o prêmio na categoria Plataforma Digital. Menções Honrosas foram concedidas aos veículos que comemoram marcos históricos e cuja trajetória contribuiu para o desenvolvimento da comunicação no país: os 60 anos da TV Globo; os 200 anos do Diário de Pernambuco; os 65 anos do Correio Braziliense; os 150 anos do Estadão; os 25 anos do Valor Econômico; os 25 anos do Poder360; os 25 anos do InfoMoney; e os 30 anos de Jornalistas&Cia.

A cerimônia também destacou os Comunicadores do Ano, reconhecendo profissionais que se sobressaíram em 2025 pela condução de estratégias de comunicação e fortalecimento das narrativas institucionais. Foram homenageados: Ana Buchaim (B3); Ana Maria Lima Vailati (Hospital Alemão Oswaldo Cruz); Bruno Espinoza (LATAM); Clau Duarte (Santander Brasil); Daniele Salomão (Energisa); Domitila Carbonari (EcoRodovias); Elton Frederick (BRK Ambiental); Fernanda Yanaze Maia (Valmet); Paula Novo (ECAD); e Priscilla de Caires (Bracell).
Entre os mais de 390 projetos inscritos, 87 venceram regionalmente e concorreram ao troféu nacional nas 20 categorias competitivas. Os vencedores foram:
- Arte e Cultura – B3 – Brasil, Bolsa, Balcão
- Diversidade e Inclusão – Alma Preta Jornalismo e DiversaCom
- Esporte e Bem-Estar – EMBASA
- Ética, Integridade e Compliance – Conasa
- Gestão de Crise e Reputação – Unimed-Rio
- Marca – Energisa
- Memória Organizacional – Ecorodovias
- Relacionamento Internacional – LATAM
- Sustentabilidade Organizacional – Rede D’Or São Luiz
- Consumidor / Cliente – Neoenergia
- Imprensa – Hospital Alemão Oswaldo Cruz
- Influenciadores – IVECO
- Multipúblicos – MRN
- Público Interno – Bracell; BRK Ambiental
- Sociedade – Lactalis Brasil
- Eventos – ANBIMA; MRV
- Mídia Audiovisual – Grupo Zelo – Companhia Brasileira de Serviços Funerários
- Produção de Mídia Digital – Einstein Hospital Israelita
- Mídia Impressa – SESC – Serviço Social do Comércio
- Publicação Especial – ECAD – Escritório Central de Arrecadação e Distribuição
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
- Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
- LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
Notícias do Mercado
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos
- Pravaler anuncia Joel Jota como embaixador da marca para inspirar estudantes
- Sicredi lança campanha “Cooperar é da nossa natureza” para o fim de ano

































