PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
18 de janeiro de 2022

Podcast ‘Tudo Conectado TecBan’ discute o intraempreendedorismo

Assessoria de Imprensa Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

Em novo episódio, conversa é sobre a prática que integra colaboradores e organizações em projetos de impacto


Já está disponível nas principais plataformas de streaming de áudio o quinto episódio do Podcast Tudo Conectado TecBan. Marcos Pedroso, Gerente de Parcerias e Plataformas Abertas na TecBan, recebe Alda Marina Campos, professora associada da Fundação Dom Cabral e integrante do time global da Liga de Intraempreendedores, para falar sobre os desafios e oportunidades do Intraempreendedorismo.

Também conhecido como empreendedorismo corporativo, ele ocorre quando os colaboradores de uma empresa aplicam suas habilidades empreendedoras na própria organização em que trabalham. De olho em diferenciais competitivos, cada vez mais companhias têm valorizado essa prática de empreender “de dentro para fora”, que traz mais satisfação aos profissionais e, ao mesmo tempo, desenvolvimento e inovação à empresa.

“É um tema que está em evidência, mas que continua sendo um desafio a ser implementado por boa parte das empresas”, avaliou Marcos na abertura do programa.

Segundo Alda Marina, a grande vantagem da modalidade é que, para empreender sozinha, uma pessoa tem que tirar dinheiro do próprio bolso para bancar o seu projeto. Mas se ela estiver dentro de uma grande empresa, poderá fazer isso utilizando os processos, os recursos e as engrenagens existentes, e com menos riscos financeiros.

“Se o Intraempreendedorismo é uma prática tão importante e positiva para o desenvolvimento de lideranças e a geração de novas receitas para as organizações, por que o assunto ainda não é tão disseminado?”, questionou Marcos Pedroso. Na resposta, Alda Marina enfatizou que a situação vem mudando, principalmente nos últimos três anos. “Antes, nas palestras, eu perguntava quantas pessoas já tinham ouvido falar em intraempreendedorismo e poucas levantavam a mão. Hoje, a pergunta é inversa: ‘Quem nunca ouviu falar?’ E poucas pessoas levantam a mão”, contou a entrevistada, que destaca na conversa as principais competências técnicas e comportamentais daqueles que estão conseguindo “virar a chave” dentro das organizações, usando a força do negócio para gerar retorno financeiro para a empresa com impactos positivos.

Marcos destacou que os caminhos futuros das organizações e das pessoas estão conectados com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU) e as práticas de ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa). “O intraempreendedorismo acaba sendo uma prática que acelera o desenvolvimento de uma cultura”, corroborou Alda.

“As organizações são sistemas que estão dentro de outros sistemas. Então, quanto mais a gente puder entender e capacitar as partes para que elas possam interagir de forma autônoma e gerando resultados de interesse coletivo, esse será o melhor dos mundos”, falou a representante da Liga, comunidade internacional presente em 17 países e formada por inovadores de impacto de grandes companhias globais. “Nossa teoria de mudança é que, ao destravar o potencial humano dentro das organizações mais influentes e poderosas, conseguiremos avançar a agenda de desenvolvimento sustentável em consonância com os objetivos da Organização das Nações Unidas (Agenda 2030)”.

A TecBan é uma das empresas brasileiras que possui representantes e apoiadores na Liga de Intraempreendedores, para trocar experiências e fomentar práticas de empreendedorismo corporativo para as lideranças e colaboradores. Na empresa, a principal iniciativa dentro do tema é o Acelera TecBan, que, anualmente, lança teses de inovação em formato de desafios, convidando todos os colaboradores a darem ideias de soluções e melhorias, mediante suporte e consultoria. O programa visa empoderar todo colaborador a criar e desenvolver projetos de alto impacto, utilizando o método de Design Thinking para estimular a ideação e perspicácia ao abordar problemas, garantindo que o cliente interno ou externo esteja sempre no centro das iniciativas. Por meio dele, a TecBan engaja, além da liderança, todos os níveis hierárquicos na entrega da estratégia de inovação da companhia.

Para ouvir a episódio completo, acesse este link.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.