Podcast da Vivest fala com a Aliança Aberje de Combate às Fake News
![](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/fly-images/105210/Luiz-Chinan-Vivecast-470x300.jpg)
Luiz Chinan foi ao Vivecast falar sobre a importância do combate à desinformação
No dia 12 de agosto, Luiz Chinan – jornalista, professor e curador de conteúdo da Aliança Aberje de Combate às Fake News – foi entrevistado pelo Vivecast, podcast da associada Vivest que discute saúde, bem-estar e finanças. No episódio, Chinan contou sobre o que são fake news, como se espalham tão facilmente, como podem afetar a sociedade e como devemos nos preparar para não cairmos nessas armadilhas.
Durante o bate papo com Maria Teresa Carneiro, Gerente Executiva de Marketing e Relacionamento da Vivest, o jornalista discutiu as razões pelas quais as empresas devem ficar mesmo preocupadas com fake news, e listou quatro principais motivos:
- As fake news são capazes de causar abalos morais nos empregados. E funcionários traumatizados, costumam incorrer em acidentes e, assim, em absenteísmo.
- Fake news são capazes de gerar burnout, uma grande carga de estresse. E colaboradores estressados são menos engajados e motivados.
- São capazes de gerar danos aos negócios, com a maledicência sobre produtos e serviços.
- São capazes de arruinar a reputação de uma marca, gerando uma crise de imagem de alto custo.
A Vivest, aliando-se ao combate à desinformação, criou em seu site a seção “Real ou Falso”, para conscientizar sobre o perigo dessas notícias falsas, que afetam a Vivest, assim como tantas outras empresas, e que também podem ser prejudiciais a muitas pessoas.
Confira o podcast na íntegra:
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires