Paulo Nassar fala sobre liberdade de imprensa em artigo na Folha de S.Paulo

“Liberdade de imprensa é essencial para a própria liberdade, como afirmaram Thomas Jefferson e John Adams, pais fundadores da América. Sem imprensa livre, não há democracia”. Assim responde Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP, ao questionamento se a imprensa é ou não inimiga do povo, em artigo publicado na Folha de S. Paulo na edição do dia 14 de setembro de 2018.
No texto “A liberdade de imprensa em perigo”, Paulo Nassar destaca a importância dos jornais e revistas no cenário atual. “Na verdadeira instituição jornalística zelam-se os processos de produção, dos pontos de vista da ética, da técnica e da estética. Persiste no cotidiano das redações o hábito de partilhar com os colegas o que deve ou não ser publicado (…)Também há o comportamento ritual, igualmente fundamental, de checar a veracidade das informações. E por fim, existe o culto aos fatos, o que, por si só, é um poderoso antídoto contra as fake news”.
Confira o texto na íntegra.
ARTIGOS E COLUNAS
Denise Mello Entreter ou morrer: por que as marcas precisam reaprender a falar com as pessoasEdward Pimenta 10 sessões do SXSW 2026 que comunicadores corporativos não podem perderCarlos Parente Uma pitada de boa comunicação contra o etarismo
Destaques
- Tendências da Comunicação Interna 2026 destaca o papel da IA, influenciadores e liderança
- Professor da Universidad de los Andes vence International Aberje Award na IPRRC 2026
- Aberje participa de reunião da PACE em agenda na Itaipu Binacional
Notícias do Mercado
- Confiança se torna mais localizada e reforça o papel da reputação corporativa, aponta Edelman Trust Barometer 2026
- Associadas ampliam iniciativas para fortalecer presença feminina em setores estratégicos
- Avon apresenta nova expressão de marca na América Latina





























