PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
17 de setembro de 2025

Nova turma do Mestrado Profissionalizante para Comunicadores do 3º Setor é lançada com masterclass sobre desafios da comunicação digital

Parceria entre Aberje, FGV Comunicação e Fundação Itaú oferece bolsas integrais para formar profissionais do 3º setor
Redação Portal Aberje
Monica Guise, diretora de políticas públicas do TikTok; Marco Ruediger, diretor da FGV Comunicação; Aline Midlej, jornalista e apresentadora da GloboNews; Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú; Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP; Lucas Lara, da direção de Museologia do Museu da Pessoa (foto: Victor Pereira)
 
  • COMPARTILHAR:

Na última quarta-feira (11), uma masterclass marcou a abertura da nova turma do Mestrado Profissionalizante para Comunicadores do 3º Setor, realizado pela FGV Comunicação em parceria com a Fundação Itaú e a Aberje. O evento, no auditório da FGV no Rio de Janeiro, reuniu alunos, jornalistas, executivos, acadêmicos e representantes do terceiro setor em um amplo debate sobre os dilemas da comunicação digital.

Aline Midlej, jornalista e apresentadora da GloboNews, abriu a masterclass ressaltando a relevância do jornalismo como sustentáculo democrático: “Na democracia, conversar é fundamental – e às vezes é o mais difícil”, afirmou. “A característica mais fundamental para quem é criador de conteúdo hoje é ser um bom ouvinte. Estamos carentes disso. Exercitem a escuta”, reforçou.

Patrícia Werner, professora da Escola de Comunicação da FGV; Marco Ruediger, diretor da FGV Comunicação; Aninha de Fátima, da Fundação Itaú; Aline Midlej, jornalista e apresentadora da GloboNews; Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú; Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP; Lucas Lara, da direção de Museologia do Museu da Pessoa (foto: Victor Pereira)

Na sequência, todos os demais convidados se juntaram à mesa para expandir a discussão. Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP, falou sobre os rituais de consumo, produção e circulação de informação que compõem a antropologia digital, destacando que o smartphone pode ser visto como o “totem do nosso tempo: um objeto ou símbolo que representa algo sagrado”. Marco Ruediger, diretor da FGV Comunicação, sublinhou que a educação é chave para lidar criticamente com os impactos éticos e sociais das tecnologias: “Hoje não há só o uso do nosso tempo como mercadoria, mas também do nosso olhar e do nosso desejo”. Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú, ressaltou o papel estratégico do terceiro setor na geração de conhecimento e na defesa do direito à realidade.

A mesa contou ainda com Monica Guise, diretora de políticas públicas do TikTok, que reforçou a importância da regulação das plataformas – “espaços onde passamos mais tempo das nossas vidas, mais do que com seres humanos reais”. Ela destacou a necessidade de reconhecer o potencial positivo desses ambientes e anunciou que, em 2026, a empresa investirá na produção de conteúdos voltados à alimentação saudável e ao combate à fome. “Eu só estou aqui porque tive acesso a bolsas de estudos. As bolsas furam as bolhas”, afirmou. Já Lucas Lara, do Museu da Pessoa, destacou a escuta como ferramenta essencial de aproximação: “Precisamos ampliar nossa escuta. Quantas vezes realmente escutamos?”, provocou. Como um espaço virtual e colaborativo de histórias de pessoas anônimas, o Museu da Pessoa tem como objetivo registrar, preservar e transformar em informação histórias de vida de toda e qualquer pessoa da sociedade. 

A curadoria acadêmica foi assinada por Patrícia Werner, professora da Escola de Comunicação da FGV, em parceria com Aninha de Fátima e Alan Albuquerque, da Fundação Itaú.

Bolsas de Estudo

O programa de mestrado reforça o compromisso das três instituições com a formação de profissionais preparados para enfrentar os desafios contemporâneos da comunicação, promovendo diálogo entre os setores público, privado e terceiro setor. Em seu segundo ano consecutivo, o programa já concedeu 66 bolsas integrais, evidenciando o compromisso de FGV Comunicação, Fundação Itaú e Aberje com responsabilidade social e inclusão no campo acadêmico. Neste ano, o processo seletivo recebeu quase 1000 inscrições.

Palestrantes e participantes da masterclass que marcou a abertura da nova turma do Mestrado Profissionalizante para Comunicadores do 3º Setor

Sobre o Mestrado Profissionalizante para Comunicadores do 3º Setor

O Mestrado Profissionalizante para Comunicadores do 3º Setor é resultado de uma parceria entre a Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV Comunicação), Aberje e Fundação Itaú. Para sua segunda turma, o programa oferece 36 bolsas integrais: 30 concedidas pela Fundação Itaú e seis pela FGV Comunicação, com foco no desenvolvimento do terceiro setor no campo da comunicação digital.

O curso, em meio período e sem exigência de dedicação exclusiva, alia teoria e prática para preparar profissionais a atuarem em diferentes áreas do mercado e a participarem de atividades de pesquisa e ensino. A proposta é estimular a capacidade inovadora e a aplicação de conhecimentos científicos na solução de problemas concretos.

Entre os objetivos do programa estão formar profissionais autônomos e éticos, promover reflexão crítica sobre tecnologias digitais, fortalecer o papel do comunicador na cultura de dados e impulsionar o empreendedorismo e a inovação. O mestrado também proporciona conhecimentos para aplicar ciência de dados na análise e intervenção em processos comunicacionais, sociais e políticos, além de desenvolver competências para a produção e transmissão de conhecimento na área.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.