PATROCINADORES

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Centro de Memória e Referência
  • Fale Conosco
  • Associe-se
 
olá, faça seu login ou cadastre-se
  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Guia de fornecedores
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRPR
  • Fale Conosco
  • Relatórios
12 de maio de 2025

Nova edição de mestrado profissional impulsiona formação de comunicadores para o impacto social

Parceria entre Aberje, Fundação Itaú e FGV Comunicação reforça papel estratégico da comunicação digital e oferece mais de 30 bolsas integrais
Redação Portal Aberje
Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP; Marco Ruediger, diretor da Escola de Comunicação da FGV; e Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú, no lançamento da primeira turma do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados, em 2024. Crédito: FGV Comunicação
 
  • COMPARTILHAR:

O lançamento da segunda turma do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados, realizado em parceria entre a Aberje, a Escola de Comunicação da Fundação Getulio Vargas (FGV) e a Fundação Itaú dá novo impulso à formação de lideranças comunicacionais com foco em impacto social. O programa chega à sua segunda edição consecutiva com o compromisso de preparar profissionais do terceiro setor e de áreas estruturadas de ESG em empresas para os desafios da transformação digital e da cultura de dados.

A Aberje tem atuado ativamente na concepção e divulgação do programa, reafirmando seu compromisso com o fortalecimento da comunicação como campo de conhecimento e prática transformadora no Brasil. “A continuidade da parceria entre as três instituições fortalece o campo da comunicação digital e organizacional no Brasil e contribui para a formação e o desenvolvimento de carreira de profissionais do Terceiro Setor, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação, fundamentais para reforçar a transformação social e o espírito público em nossa sociedade”, afirma Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP.

Nesta nova edição, a Fundação Itaú oferecerá 30 bolsas de estudos integrais e a FGV Comunicação disponibilizará outras seis. A expectativa é atrair candidatos com trajetória em institutos, fundações, organizações da sociedade civil, órgãos públicos ou áreas de responsabilidade social de empresas privadas. Além da atuação profissional, a seleção priorizará critérios como experiência em gestão e liderança, diversidade étnico-racial, regional e de gênero.

“A comunicação é um campo estratégico que vai muito além de ser apenas uma ferramenta ou um meio para alcançar objetivos. Ela exerce um papel central na construção de relações humanas e institucionais, articulando saberes, significados e práticas”, afirma Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú.

“Este programa busca potencializar trocas entre as experiências vividas pelos participantes e a força crítica e conceitual da produção acadêmica, conectando-se de forma horizontal e dialógica com profissionais que atuam diretamente nos desafios sociais – especialmente nos campos da arte, da cultura e da educação”, conclui Saron.

Segundo Marco Ruediger, diretor da Escola de Comunicação da FGV, o mestrado foi desenhado para responder às rápidas transformações digitais que afetam diretamente o setor. “O impacto da Inteligência Artificial, por exemplo, é um desses desafios. Precisamos de profissionais preparados para esse cenário, para esse futuro em que o digital vai penetrar ainda mais em nosso dia a dia. E o nosso mestrado, nossa grade, está adaptada para esse novo mundo”, destaca.

Com abordagem prática e acadêmica ao mesmo tempo, o curso estimula a produção de conhecimento em diálogo com os desafios reais enfrentados nas organizações. O processo seletivo estará aberto entre 12 de maio e 12 de junho de 2025. Os candidatos deverão apresentar projeto de pesquisa, currículo, carta de recomendação, entre outros documentos. As aulas estão previstas para começar no segundo semestre deste ano.

Saiba mais neste link.

Sobre o Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados

Raí, Paulo Nassar e Maju Coutinho

As aulas da primeira turma do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados começaram em setembro de 2024, com uma masterclass com o jogador de futebol e empreendedor social Raí. A masterclass também contou com a presença de Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP; Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje; Carlos Ivan Simonsen Leal, presidente da Fundação Getúlio Vargas; Marco Aurelio Ruediger, diretor da FGV Comunicação Rio;  Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú; e Aninha de Fátima, gestora de comunicação da Fundação Itaú. Com mediação da jornalista Maju Coutinho, o evento abordou, entre vários temas, a importância da diversidade no mundo corporativo e da construção de uma boa narrativa no âmbito da comunicação. O processo seletivo para a primeira turma atraiu mais de 600 interessados de 15 estados; com 180 inscrições homologadas. Os 30 selecionados contaram com bolsas integrais.

Em março de 2025, a masterclass “Impacto Social e Comunicação – Estratégias para o Terceiro Setor” marcou o primeiro ano do Mestrado. Mônica Pinto, chefe de Educação da Unicef Brasil; Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP; Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú; e Marco Ruediger, diretor da Escola de Comunicação da FGV; debateram o papel da comunicação na ampliação do impacto social e no fortalecimento das organizações do Terceiro Setor. A jornalista Fabíola Cidral atuou como mediadora.

  • COMPARTILHAR:

Destaques

  • Governança e comunicação em debate na Casa Firjan com Vânia Bueno
  • Aberje analisa o retorno do nacionalismo econômico em novo estudo do CEAEC
  • Especial Executivo de Valor destaca papel da Comunicação junto à liderança
  • Fabio Rua, da General Motors, é eleito para o Conselho Deliberativo da Aberje
  • Lançamento do livro “Comunicação e Governança” no Rio de Janeiro destaca a interdependência entre confiança, transparência e legitimidade

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leonardo MüllerESG: auge e queda de uma sigla
  • Hamilton dos SantosNova desordem mundial
  • Pablo AssoliniESG fora da pauta? Até para isso a comunicação é estratégica!
  • Carlos ParenteCuidado com a “comunicação reborn”!
  • Miriam MouraSXSW London revela sucessos e incertezas da nova economia

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.ConcordoPolitica de Privacidade