Nova edição de mestrado profissional impulsiona formação de comunicadores para o impacto social

O lançamento da segunda turma do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados, realizado em parceria entre a Aberje, a Escola de Comunicação da Fundação Getulio Vargas (FGV) e a Fundação Itaú dá novo impulso à formação de lideranças comunicacionais com foco em impacto social. O programa chega à sua segunda edição consecutiva com o compromisso de preparar profissionais do terceiro setor e de áreas estruturadas de ESG em empresas para os desafios da transformação digital e da cultura de dados.
A Aberje tem atuado ativamente na concepção e divulgação do programa, reafirmando seu compromisso com o fortalecimento da comunicação como campo de conhecimento e prática transformadora no Brasil. “A continuidade da parceria entre as três instituições fortalece o campo da comunicação digital e organizacional no Brasil e contribui para a formação e o desenvolvimento de carreira de profissionais do Terceiro Setor, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação, fundamentais para reforçar a transformação social e o espírito público em nossa sociedade”, afirma Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP.
Nesta nova edição, a Fundação Itaú oferecerá 30 bolsas de estudos integrais e a FGV Comunicação disponibilizará outras seis. A expectativa é atrair candidatos com trajetória em institutos, fundações, organizações da sociedade civil, órgãos públicos ou áreas de responsabilidade social de empresas privadas. Além da atuação profissional, a seleção priorizará critérios como experiência em gestão e liderança, diversidade étnico-racial, regional e de gênero.
“A comunicação é um campo estratégico que vai muito além de ser apenas uma ferramenta ou um meio para alcançar objetivos. Ela exerce um papel central na construção de relações humanas e institucionais, articulando saberes, significados e práticas”, afirma Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú.
“Este programa busca potencializar trocas entre as experiências vividas pelos participantes e a força crítica e conceitual da produção acadêmica, conectando-se de forma horizontal e dialógica com profissionais que atuam diretamente nos desafios sociais – especialmente nos campos da arte, da cultura e da educação”, conclui Saron.
Segundo Marco Ruediger, diretor da Escola de Comunicação da FGV, o mestrado foi desenhado para responder às rápidas transformações digitais que afetam diretamente o setor. “O impacto da Inteligência Artificial, por exemplo, é um desses desafios. Precisamos de profissionais preparados para esse cenário, para esse futuro em que o digital vai penetrar ainda mais em nosso dia a dia. E o nosso mestrado, nossa grade, está adaptada para esse novo mundo”, destaca.
Com abordagem prática e acadêmica ao mesmo tempo, o curso estimula a produção de conhecimento em diálogo com os desafios reais enfrentados nas organizações. O processo seletivo estará aberto entre 12 de maio e 12 de junho de 2025. Os candidatos deverão apresentar projeto de pesquisa, currículo, carta de recomendação, entre outros documentos. As aulas estão previstas para começar no segundo semestre deste ano.
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Sobre o Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados

As aulas da primeira turma do Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados começaram em setembro de 2024, com uma masterclass com o jogador de futebol e empreendedor social Raí. A masterclass também contou com a presença de Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP; Hamilton dos Santos, diretor-executivo da Aberje; Carlos Ivan Simonsen Leal, presidente da Fundação Getúlio Vargas; Marco Aurelio Ruediger, diretor da FGV Comunicação Rio; Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú; e Aninha de Fátima, gestora de comunicação da Fundação Itaú. Com mediação da jornalista Maju Coutinho, o evento abordou, entre vários temas, a importância da diversidade no mundo corporativo e da construção de uma boa narrativa no âmbito da comunicação. O processo seletivo para a primeira turma atraiu mais de 600 interessados de 15 estados; com 180 inscrições homologadas. Os 30 selecionados contaram com bolsas integrais.
Em março de 2025, a masterclass “Impacto Social e Comunicação – Estratégias para o Terceiro Setor” marcou o primeiro ano do Mestrado. Mônica Pinto, chefe de Educação da Unicef Brasil; Paulo Nassar, diretor-presidente da Aberje e professor titular da ECA-USP; Eduardo Saron, presidente da Fundação Itaú; e Marco Ruediger, diretor da Escola de Comunicação da FGV; debateram o papel da comunicação na ampliação do impacto social e no fortalecimento das organizações do Terceiro Setor. A jornalista Fabíola Cidral atuou como mediadora.
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