Newsletter Fake Alert de março aborda dengue, polêmica de Kate Middleton e mais
![](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/fly-images/153689/Captura-de-tela-2024-04-11-130641-470x300.png)
Nesta terça-feira, 9, a Aliança Aberje de Combate às Fake News disparou mais uma edição de sua newsletter mensal, que compila notícias, estudos e exemplos sobre fake news nas organizações. A newsletter, feita pelo curador da Aliança, o jornalista e professor Luiz Chinan, apresenta informações sobre fake news ligadas à dengue, deslizamentos e a aparição de onças em cidade mineira. Além disso, fala sobre os rumores envolvendo Kate Middleton, que bombardearam a internet no mês de março, antes da princesa anunciar que está com câncer.
A edição compila as principais fake news do mês de março envolvendo marcas e instituições, como débitos indevidos do Serasa, reclassificação etária da Organização Mundial de Saúde (OMS), e a rede de supermercados Walmart vendendo kits para o fim do mundo.
Para conferir isso e muito mais sobre o combate às fake news, acesse a newsletter de março. Para receber o material mensalmente, inscreva-se na página da Aliança.
SOBRE A ALIANÇA
A Aliança Aberje de Combate às Fake News é uma iniciativa da Aberje que surge no LiderCom – grupo de Liderança da Comunicação das empresas associadas à entidade – para conscientizar os funcionários e demais stakeholders das empresas na prevenção e combate às fake news, de modo a conter campanhas de desinformação e reverberar na sociedade a importância de conteúdos que sigam os parâmetros éticos das atividades de comunicação.
A iniciativa têm como base o código de princípios do International Fack-cheking Network, do Poynter Institute, que prevê uma lista de cinco grandes compromissos: compromisso com as fontes, compromisso com a prestação de contas, compromisso com a transparência, compromisso com a honestidade e o compromisso com o não-partidarismo.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires