Newsletter Fake Alert de maio avalia uso de IA em fraudes elaboradas e assédio judicial contra jornalistas

A Aliança Aberje de Combate às Fake News divulgou a edição mais recente de sua newsletter mensal, que compila notícias, estudos e exemplos sobre fake news nas organizações. Elaborada pelo jornalista e professor Luiz Chinan, curador da Aliança, a edição de maio da Fake Alert explora os recentes golpes e fraudes com deepfakes aplicados contra grandes empresas com uso de soluções de IA. A Fake Alert de maio traz ainda a disseminação de notícias falsas relacionadas às inundações no RS e o reconhecimento, pelo STF, da inconstitucionalidade do assédio judicial contra jornalistas.
A edição aborda também notícias falsas que ameaçam a diversidade, a sustentabilidade, a democracia e os negócios, como supostas proibições do IBAMA, uma falsa promoção da Netshoes, o encerramento das operações do Burger King no Brasil e a contaminação por ácaros no macarrão Miojo.
Para saber mais e conhecer em detalhes o combate às fake news, acesse a newsletter de maio. Para receber o material mensalmente, inscreva-se na página da Aliança.
SOBRE A ALIANÇA
A Aliança Aberje de Combate às Fake News é uma iniciativa da Aberje que surge no LiderCom – grupo de Liderança da Comunicação das empresas associadas à entidade – para conscientizar os funcionários e demais stakeholders das empresas na prevenção e combate às fake news, de modo a conter campanhas de desinformação e reverberar na sociedade a importância de conteúdos que sigam os parâmetros éticos das atividades de comunicação.
A iniciativa têm como base o código de princípios do International Fack-cheking Network, do Poynter Institute, que prevê uma lista de cinco grandes compromissos: compromisso com as fontes, compromisso com a prestação de contas, compromisso com a transparência, compromisso com a honestidade e o compromisso com o não-partidarismo.
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
- Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
Notícias do Mercado
- TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
- Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

































