Newsletter Fake Alert de junho aborda veto a criminalização de desinformação, retomada do PL das Fake News e outros temas

A Aliança Aberje de Combate às Fake News divulgou a edição mais recente de sua newsletter mensal, que compila notícias, estudos e exemplos sobre fake news nas organizações. Elaborada pelo jornalista e professor Luiz Chinan, curador da Aliança, a edição de junho da Fake Alert avalia a manutenção pela Câmara dos Deputados do veto do ex-presidente Jair Bolsonaro que barrou a criminalização das fake news. A Fake Alert de junho também aborda propostas de pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF) para combater a disseminação de desinformação científica, bem como uma pesquisa que avalia a eficácia de ações contra a desinformação.
A edição aborda também notícias falsas que ameaçam a diversidade, a sustentabilidade, a democracia e os negócios, como uma promoção da Toyota, a condenação de cientistas da OMS na Índia, uma indenização a ser paga pela Caixa Econômica Federal e o percentual do território brasieliro usado para agricultura. Na cobertura do Aberje Trends, a newsletter destaca os desafios enfrentados pelas organizações para combater boatos.
Para saber mais e conhecer em detalhes o combate às fake news, acesse a newsletter de junho. Para receber o material mensalmente, inscreva-se na página da Aliança.
SOBRE A ALIANÇA
A Aliança Aberje de Combate às Fake News é uma iniciativa da Aberje que surge no LiderCom – grupo de Liderança da Comunicação das empresas associadas à entidade – para conscientizar os funcionários e demais stakeholders das empresas na prevenção e combate às fake news, de modo a conter campanhas de desinformação e reverberar na sociedade a importância de conteúdos que sigam os parâmetros éticos das atividades de comunicação.
A iniciativa têm como base o código de princípios do International Fack-cheking Network, do Poynter Institute, que prevê uma lista de cinco grandes compromissos: compromisso com as fontes, compromisso com a prestação de contas, compromisso com a transparência, compromisso com a honestidade e o compromisso com o não-partidarismo.
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
- Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
Notícias do Mercado
- TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
- Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

































