PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
22 de setembro de 2023

Narrativas ESG nas organizações foi tema de encontro do Lab de Comunicação para Sustentabilidade da Aberje

O evento aconteceu na sede da Aberje, em São Paulo, e contou com patrocínio da BASF, além de apoio da CPFL e da Latam
Redação Portal Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

Para unir teoria e prática, as ações de ESG precisam estar presentes nas estratégias das companhias. E nada tem maior poder de ligar o discurso da marca  e as ações dos funcionários que uma boa narrativa. É neste contexto que as áreas de comunicação têm papel fundamental dentro das empresas, criando e propagando culturas de inovação capazes de transformar negócios.

A partir desse cenário que une comunicação e as práticas ESG, a Aberje promoveu mais um encontro do Lab de Comunicação para a Sustentabilidade. A partir do tema “Narrativas ESG: como as ações de comunicação podem pautar a inovação nas organizações”, o encontro ocorreu no último dia 19, na sede da associação.

Participaram do encontro Gabriela Infanger, gerente de Comunicação Corporativa na CPFL Energia; Karina Monaco, gerente sênior de comunicação corporativa da BASF América do Sul; Sonia Consiglio, SDG Pionner pelo Pacto Global da ONU; e, como mediadora, Natália de Campos Tamura, consultora especializada em Comunicação para Sustentabilidade/ESG.

Abrindo o encontro, Natália Tamura defendeu o tema como algo em desenvolvimento. “Tento entender sustentabilidade não como uma área, mas como um modo  de pensar, e a gente está em aprendizado. É algo muito vivo, em transformação, depende do setor onde estamos falando de sustentabilidade”, pontuou a consultora. 

“O que é comunicação? Um processo, uma ferramenta?” Questionou Sonia Consiglio. “Tudo isso, mas antes de mais nada é uma ação transformacional. Toda ação de comunicação lida com uma transformação, seja de uma mensagem, de um comportamento, de uma postura. Falar é fácil, é bacana, mas há desafios para colocar estratégia em prática no dia a dia. A comunicação precisa ter espaço de decisão, e só terá quando mostrar seu valor; o comunicador deve ser bom tecnicamente para evitar de cair no greenwashing”, complementou.

Na sequência, Karina Monaco apresentou as ações da BASF referentes à sustentabilidade, como o Onono, Centro de Experiências Científicas e Digitais da empresa. A executiva comentou as metas sustentáveis da empresa: “pretendemos reduzir em 25% as emissões de CO2 até 2030, tendo 2018 como ano base, zerando emissões líquidas de CO2 até 2050. Estabelecemos que íamos buscar que 80% dos nossos fornecedores globalmente, melhorem seu desempenho em Sustentabilidade até 2025, em 2022 esse número já está em 76%. O foco é conectar a resolução de desafios sociais à estratégia de negócio.”

Antes de iniciar um debate envolvendo os presentes, Gabriela Infanger apresentou as ações sustentáveis da CPFL. A empresa também têm metas referentes à Agenda 2030, com estratégias para comunicar interna e externamente. Uma das ações em curso, é o Projeto Dessalinização, no Rio Grande do Norte. “A CPFL e a State Grid em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, investiram R$8 milhões para transformar a realidade dos 3 mil moradores de 3 comunidades em João Câmara, no RN, levando água potável através de um sistema de dessalinização. Antes essas pessoas recebiam água através de um caminhão pipa, que demorava meses para voltar e reabastecer. No Brasil, em 2023, as pessoas achavam normal passar um bom tempo sem água potável”, contou Gabriela.

O próximo encontro do Lab de Comunicação para a Sustentabilidade será no dia 19 de outubro. Inscreva-se aqui.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.