Mostra 3M de Arte comemora 10 anos com edição no Parque do Ibirapuera

Em meio a fechamento de exposições e retração do mercado de artes devido ao novo coronavírus, a 10ª Mostra 3M de Arte, um dos eventos mais longevos do cenário paulistano de artes visuais, está sendo uma oportunidade para artistas poderem desenvolver projetos inéditos remunerados.
Viabilizada pelo patrocínio da 3M via Lei Federal de Incentivo a Cultura e organizada pela consultoria cultural Elo3, a exposição é regida pelo tema “Lugar comum: a cidade como experiência coletiva” e contará com obras de 10 artistas espalhadas pelo Parque Ibirapuera em São Paulo/SP – sendo sete convidados e três escolhidos por meio de edital (inscrições já encerradas). A 3M e a Elo3 são associadas da Aberje.

Quem assina a curadoria deste ano é a curadora e pesquisadora Camila Bechelany, como uma oportunidade para que sejam desenvolvidas questões como acessibilidade, coletividade, colaboração, diversidade e as possibilidades de convivência no espaço público pensado como um bem comum. O conceito tem como uma de suas inspirações a seguinte citação da arquiteta modernista Lina Bo Bardi: “Quando o espaço é inteiramente familiar, ele se torna lugar”. Esta afirmação tem uma congruência quando se trata deste parque, um espaço procurado por quem busca paz, socialização, lazer, contato com a natureza e, também, com a arte. “O edital incentiva os artistas a pensarem em várias camadas de aproximação das pessoas com este lugar, e também o espaço verde como resistência e valorização do que é comum a todos, independente de classe social ou faixa etária”, conta Camila.
Cada artista selecionado receberá um cachê de R$ 5.000,00 e o valor de R$ 30.000,00 como verba de produção, incluindo transporte, instalação e desinstalação da obra. “Levar a Mostra para o Parque Ibirapuera é uma decisão que visa aproximar de fato a arte da rotina das pessoas, que buscam este espaço para muitos objetivos diferentes. E não importa por qual motivo esta pessoa esteja lá e nem a idade dela, ela vai poder acessar e interagir com uma obra de arte, que de alguma maneira vai dialogar com ela, proporcionando uma acessibilidade no sentido mais amplo da palavra.” afirma Fernanda Del Guerra, diretora da Elo 3, idealizadora e realizadora do evento.
Para a 3M, que patrocina a Mostra desde sua primeira edição, o tema trabalha com pilares que fazem parte da essência da empresa. “A 10ª Mostra 3M de Arte reflete o espírito de colaboração, a atitude criativa, a integração respeitosa com o ambiente e o engajamento social que compõem o DNA da 3M; apoiar consistentemente por uma década um projeto como esse nos conecta ainda mais com a sociedade, de forma democrática e simbólica”, completa Luiz Eduardo Serafim, Head de Marketing da 3M do Brasil.
Acompanhe tudo pelo www.mostra3mdearte.com.br .
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
- Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
Notícias do Mercado
- TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
- Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

































