Morre Sebastião Salgado, ícone da fotografia humanista e ambiental, aos 81 anos

O fotógrafo Sebastião Salgado faleceu nesta sexta-feira, aos 81 anos, em Paris, na França. A informação foi divulgada pelo Instituto Terra, fundado pelo fotógrafo.
“Sebastião foi muito mais do que um dos maiores fotógrafos de nosso tempo. Ao lado de sua companheira de vida, Lélia Deluiz Wanick Salgado, semeou esperança onde havia devastação e fez florescer a ideia de que a restauração ambiental é também um gesto profundo de amor pela humanidade. Sua lente revelou o mundo e suas contradições; sua vida, o poder da ação transformadora”, destacou o Instituto na nota de falecimento publicada em seu site.
Ao longo de sua vida, atuou como economista até o início dos anos 1970, quando passou a dedicar-se à fotografia. Trabalhou como fotógrafo independente e também junto a diversas agências. Nos últimos anos, concentrou-se em obras dedicadas à defesa da Amazônia, sua natureza e seus povos. Alguns de seus trabalhos mais famosos são “Trabalhadores” (lançado em 1996, reunindo fotos de 1986 a 1992), “Êxodo” e “Retratos de Crianças do Êxodo” (2000), “Gênesis” (2013) e “Amazônia” (2021).
Salgado também dedicou-se a causas ligadas ao meio-ambiente e, em 1998, fundou com sua esposa, Lélia Wanick Salgado, o Instituto Terra, dedicado à recuperação ambiental no Vale do Rio Doce e à preservação da biodiversidade da Mata Atlântica.
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
- Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
- Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

































