Medida SP: um jeito novo de ver a cidade de São Paulo

A proposta do laboratório de visualização urbana Medida SP é fazer uso de análise e visualização de dados para entender e solucionar problemas urbanos. O diferencial do laboratório está nas análises, mapeamentos e visualizações interativas em tópicos como mobilidade, urbanização, desigualdade e sustentabilidade.
Um dos projetos selecionados pelo laboratório, e que está disponível para acesso no site, é o Tempo de deslocamento: Visualizando dados do tempo de deslocamento casa-trabalho para todo o Brasil. Elaborado como parte do artigo “Tempo médio de deslocamento segundo o IBGE: uma plataforma interativa” publicado no congresso da ANTP em 2017, o projeto explora os dados obtidos nos resultados gerais da amostra por áreas de ponderação no Censo 2010 (IBGE) relativos ao tempo médio de deslocamento casa-trabalho, transformados em um mapa online nacional onde podem ser observados os padrões geográficos intramunicipais dos dados analisados.
Acesse o site https://medidasp.com/ e entre em contato com formas diferentes de ver a cidade.
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
- Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
Notícias do Mercado
- TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
- Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

































