Marc Tawil lembra trajetória da Aberje em entrevista à revista “Empresário Digital”

Em entrevista à revista “Empresário Digital”, Marc Tawil abordou a evolução da comunicação corporativa e sua consolidação como um ativo central de liderança e governança. Ele é fundador da Tawil Comunicação, associada à Aberje. A “Empresário Digital” é uma publicação mensal multiplataforma, com foco em conteúdo empresarial sobre as melhores práticas em relação à inovação. Ela é publicada há mais de 20 anos.
Durante a conversa, Tawil destacou que a comunicação sempre integrou o escopo da liderança e dos conselhos nas grandes corporações ao falar sobre o papel histórico da Aberje. Ele lembrou que a Aberje vai completar 60 anos em 2027 e que a associação nasceu precisamente com o propósito de estruturar e profissionalizar a comunicação empresarial no Brasil, permitindo que a área deixasse de ser vista como acessória para se tornar estratégica.
Tawil analisou o impacto da consolidação das redes sociais, iniciada nos anos 2010, que deu voz a empresas de todos os portes. Esse fenômeno, se por um lado democratizou a presença digital, por outro aumentou a exposição e a vulnerabilidade das marcas. “Grandes empresas, antes quase intocáveis, tornaram-se vulneráveis”, afirma, pontuando que as crises atualmente transbordam para o digital com extrema rapidez. “Autoridade, reputação e credibilidade precisam ser trabalhadas dentro e fora do digital. Se você não está ali, alguém vai te colocar”, conclui Tawil.
Em um cenário de hiperconectividade, a comunicação torna-se a âncora que sustenta as relações e orienta a cultura organizacional e, para 2026, a leitura de contexto e a escuta ativa são fundamentais para mitigar riscos. Tawil aponta que fenômenos geracionais, como o cancelamento e a cobrança rigorosa por posicionamentos em pautas de diversidade e questões sociais, redefiniram as regras da reputação. Para o especialista, a eficácia da mensagem hoje depende não apenas do conteúdo, mas de quem fala e do seu simbolismo.
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Gestão de Reputação Algorítmica: quando a IA vira mediadora da confiançaCarlos Parente O Marquês de Pombal e a comunicação ao “fechar os portos”Ricardo Voigt Reputação como pilar da governança
Destaques
- Aberje reformula seus Capítulos Regionais
- Enquete aponta desafios e oportunidades da Taxonomia Sustentável Brasileira para a comunicação corporativa
- Retrospectiva Aberje 2025: comunicação em meio à tensão e oportunidades
Notícias do Mercado
- Marc Tawil lembra trajetória da Aberje em entrevista à revista “Empresário Digital”
- Fiotec passa a integrar a Aberje
- FSB Holding estreia segunda temporada do Repcast

































