PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
15 de março de 2016

Llorente y Cuenca lança livro sobre reputação

Luís Antônio Giron
 
  • COMPARTILHAR:

Paulo Nassar (Aberje), Marco Antônio Sabino (Llorente y Cuenca), Hamilton dos Santos (Aberje) e José Antônio Llorente (Llorente y Cuenca)

Na última quinta-feira, 10 de março, foi lançado o livro Integridad y Reputación da consultoria Llorente y Cuenca, que debate a importância da reputação e da integridade na comunicação corporativa. O livro traz alguns casos emblemáticos que exemplificam o papel da comunicação na manutenção de uma boa reputação.

Essa iniciativa da Llorente y Cuenca conversa com o tema central da Aberje em 2016, “Dialogar para Liderar”, já que o livro é uma forma de a agência compartilhar um vasto conhecimento adquirido em seus anos de atuação. José Antônio Cuenca, sócio-fundador e presidente da consultoria, concordou com a necessidade do diálogo, mas mais ainda, explicou o objetivo do livro ao colocar a integridade como um valor de referência que deve estar ao lado da reputação. Além disso, em sua fala inicial, afirmou ser a profissão do comunicador uma tarefa desafiadora, pois é imprescindível que “trabalham com a verdade, confiança e credibilidade”.

Em seguida, foi a vez do sócio e presidente da S/A Llorente & Cuenca, Marco Antônio Sabino, comentar sobre a importância do comunicador na manutenção da integridade e boa reputação da empresa. Ele compara a profissão do comunicador com outras três: os advogados, os corretores de seguros e os meteorologistas. Como advogados, o comunicador deve dar espaço para o cliente mostrar a sua perspectiva da história, já que existem, de fato, mais de uma versão para um mesmo acontecimento. Assim como os corretores de seguros, Sabino diz que o comunicador também deve saber prever riscos – os quais ele classifica como riscos naturais, riscos de liderança, riscos de operações e riscos no ambiente de negócios. Por fim, o comunicador deve ser, além de tudo, um meteorologista. Cabe a ele não só lidar com os vários lados, prever riscos, mas também antecipar fatos, as tempestades.

A importância da reputação, no entanto, ainda é o que prevalece. Em sua fala, Sabino alertou sobre o fato de que “mais importante que o produto da empresa, é a sua imagem e reputação”. Isso colabora com a maior aproximação dos diretores de comunicação com os seus CEOs, a fim de manter cada vez mais estreita essa relação e a boa imagem da empresa. Ele também afirmou que as redes sociais são um ambiente de muita passionalidade, motivo pelo qual os assuntos tratados nessas circunstâncias tendem a ser vistos com certa dicotomia “o bem versus o mal”.

O livro (em espanhol) pode ser baixado aqui.

 

Os artigos aqui apresentados não necessariamente refletem a opinião da Aberje e seu conteúdo é de exclusiva responsabilidade do autor.

Luís Antônio Giron

Jornalista e escritor, Doutor em Comunicações e Artes e Mestre em Musicologia pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Trabalhou como editor e repórter especial nas seguintes publicações: Folha de S. Paulo, Veja, O Estado de S. Paulo, Gazeta Mercantil e Época. Como gerente de Multimídia da Fundação Padre Anchieta, reorganizou o portal cmais. Produziu e redigiu documentários e programas na TV Cultura. Livros publicados: Ensaio de Ponto (romance, Editora 34, 1998), Mário Reis, o fino do samba (biografia, 2001), Até nunca mais por enquanto (contos, Record, 2004), Minoridade crítica: folhetinistas diletantes nos jornais da corte (Edusp/Ediouro, 2004), Teatro de Gonçalves Dias (Martins Fontes, 2005) e Crônicas Reunidas de Gonçalves Dias (Academia Brasileira de Letras, 2013).

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Thaís NaldoniDe “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação Interna
  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação

Destaques

  • Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
  • Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
  • Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais

Notícias do Mercado

  • TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
  • Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
  • Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.