PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
23 de setembro de 2022

Livro que propõe nova visão para o futebol será lançado no próximo dia 27

“Muito Além da Bola – O Futebol que Transforma”, de coautoria dos sócios da Universidade do Futebol, analisa relatos e experiências de 66 craques
Arthur Motta
 
  • COMPARTILHAR:

“Muito Além da Bola – O Futebol que Transforma”, de coautoria dos sócios da Universidade do Futebol, analisa relatos e experiências de 66 craques, entre jogadores, ex-jogadores, treinadores, dirigentes e profissionais ligados ao futebol

“Futebol não se faz sem dinheiro. Tampouco se faz apenas com dinheiro”, diz a CEO da Universidade do Futebol, Heloisa Rios, que junto com os sócios João Paulo Medina e Rafael Lacerda, lança o livro Muito Além da Bola – O Futebol que Transforma. O trio convida o país a sair da máxima de que o futebol é um esporte de paixões e de milhões para pensá-lo de forma estratégica, como mola propulsora de transformação econômica, social e cultural.

O futebol é uma indústria que movimenta mais de 50 bilhões de reais por ano, o equivalente a cerca de 0,72% do PIB. É um grande negócio. Porém, os números estão aquém do seu potencial. Baseada em pesquisas, a publicação conclui que a riqueza gerada pelo esporte poderia ser o dobro da atual, ampliando significativamente os atuais 156 mil postos de trabalho vinculados à atividade.

O que fazer para que o futebol brasileiro seja, de fato, ferramenta de inclusão e transformação da sociedade? Como desenvolver a indústria de forma ampla, para além das 4 linhas? O que a SAF reserva aos clubes brasileiros e quais os entraves para que uma gestão moderna e eficiente seja implantada? Como as marcas de um dos maiores patrimônios brasileiros podem ser valorizadas, gerando retorno comparado ao que se vê no mundo?

Buscar respostas para essas e outras perguntas foi o apito inicial para que João Paulo Medina, Heloisa Rios e Rafael Lacerda, sócios da Universidade do Futebol, compusessem um mosaico de visões e vivências de 66 nomes, craques dentro e fora das quatro linhas, na obra “Muito Além da Bola – O Futebol que Transforma”. O livro será lançado nesta terça-feira (27), às 19h00, na Livraria da Vila do Shopping Higienópolis, em São Paulo.

O livro traz insights e explora a vivência de craques como Alex de Souza (ex-Coritiba, Palmeiras, Cruzeiro e Fenerbahçe, atualmente treinador), Aline Pelegrino (ex-jogadora e coordenadora de Competições Femininas da CBF, Fernandinho (ex-Manchester City, recém-contratado pelo Athletico-PR), Fernando Diniz (técnico do Fluminense), Mauro Silva (campeão do mundo em 1994 e atual vice-presidente da Federação Paulista de Futebol), Paulo Roberto Falcão (ex-atleta e treinador) e de gestores como Ana Lorena (coordenadora de Futebol Feminino da Federação Paulista de Futebol), Alexandre Matos, Constantino Júnior (vice-presidente  da Liga do Nordeste), Daniela Alves, Michel Mattar (Líder de Projetos na CBF Academy), Rodrigo Caetano, Rui Costa e Paulo André, dentre outras personalidades do esporte.

Na visão dos especialistas, o investimento nas categorias de base é muito baixo, falta espírito coletivo entre os clubes, há resistência ante novas tecnologias e, principalmente, falta boa gestão. “A proposta do livro é fazer o mercado enxergar o esporte além do jogo de domingo”, explica Heloisa. Na visão da CEO, um dos maiores gargalos do futebol são as rupturas nas gestões dos clubes, entidades associativas em que os conselhos deliberativos têm muito poder. Grupos rivais que se alternam na direção e a regra é desprezar tudo que o antecessor fez. Isso é inviável quando se tem em vista a estratégia e o planejamento de longo prazo.

 

Lançamento: Muito Além da Bola – O Futebol que Transforma

Data: 27/09

Local: Livraria da Vila – Shopping Higienópolis

Hora: 19 às 21h30

Valor: R$59,90

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.