Líderes empresariais assinam carta-manifesto sobre clima para Conferência das Nações Unidas (COP26)
“O mundo precisa, com urgência, caminhar para uma economia de baixo carbono e o setor empresarial no Brasil reconhece sua responsabilidade nessa transformação”; das 107 organizações que assinam o manifesto, 41 são associadas à Aberje
Uma carta-manifesto, intitulada Empresários pelo Clima, assinada por CEOs de 107 empresas brasileiras, divulgada no dia 27 de setembro, pede que o país assuma um protagonismo durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), que acontece em Glasgow, na Escócia, em novembro. Do total de assinaturas, 38% são de empresas associadas à Aberje (veja lista ao final da matéria).
Idealizada pelo CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), a carta traz posicionamentos do setor empresarial brasileiro, tais como a redução e compensação das emissões de gases causadores do efeito de estufa (GEE), precificação interna de carbono, descarbonização das operações e cadeias de valor, investimentos em tecnologias verdes e estabelecimento de metas corporativas ambiciosas de neutralidade climática até 2050.
De acordo com o documento, uma transição célere para o baixo carbono é possível e desejada pelo setor produtivo brasileiro. Segundo estudo recente, apoiado pelo CEBDS, é possível reduzir as emissões de GEE em até 42% no Brasil já em 2025, em relação aos níveis de 2005.
Confira a carta na íntegra aqui.
COP26: desafios, metas e ações
A Aberje também reconhece que as mudanças climáticas representam uma ameaça existencial à humanidade. Desta forma, em parceria com o Brazil Institute do King’s College de Londres, realiza, no dia 7 de outubro, o encontro online internacional como parte da série Blended Webinars, Brasil e Reino Unido: Diálogos e Narrativas, com o tema “COP26: desafios, metas e ações”.
O encontro reunirá especialistas para falar sobre os desafios de se construir, engajar e comunicar uma cooperação internacional efetiva para combater as mudanças climáticas, além de abordar como as empresas brasileiras devem atuar para que seus negócios sejam sustentáveis.
Participarão do Blended Webinar: o CEO da Klabin, Cristiano Teixeira; a diretora de Sustentabilidade do King’s College de Londres, Kat Thorne; e a professora de Gestão Internacional e Sustentabilidade na Escola de Negócios do King’s College de Londres, Juliane Reinecke. O evento será moderado pelo diretor do King’s Brazil Institute, Vinícius Mariano de Carvalho; e pelo pesquisador da Universidade de Essex e colaborador da Aberje, Sebastián Ronderos.
A parceria alia a atuação da Aberje, na sua missão de fortalecer o papel da comunicação e dos comunicadores, à expertise de uma das mais renomadas instituições do mundo, o King’s College de Londres. Assim como nos eventos anteriores, será possível enviar perguntas – até o dia 4 de outubro – que serão selecionadas e respondidas no webinar ao vivo.
A primeira série de encontros do Blended Webinar, ocorrida no primeiro semestre de 2021, tratou das relações Brasil-Reino Unido pós-Brexit, vacinas e covid-19, e ESG.
Blended Webinar Brasil – Reino Unido: Diálogos e Narrativas – COP26: desafios, metas e ações
Data: 07 de outubro
Horário: das 10h às 11h
Local: canal da Aberje no YouTube
Inscrição: aqui
Abaixo, as 41 empresas associadas à Aberje que assinaram a carta Empresários pelo Clima:
- AMAGGI
- Ambipar
- Approach Comunicação
- Bayer
- BMA
- BP
- Bradesco
- Braskem
- BRK Ambiental
- Brookfield
- Cargill
- Carrefour Brasil
- Companhia Brasileira de Alumínio – CBA
- Ceptis
- Deloitte
- Dow
- Ecolab
- Embraer
- Energisa
- Engie
- EY
- IBM
- Ipiranga
- JBS
- Klabin
- Mars Petcare
- Mastercard
- Mattos Filho
- Natura
- SAP
- Shell
- Siemens Energy
- Siemens
- SPIC Brasil
- Suzano
- Ticket Log
- Vedacit
- Vivo
- Votorantim Cimentos
- Votorantim
- Yara
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Aberje e Beon ESG debatem maturidade das empresas brasileiras na agenda ESG
- Raí fará masterclass para primeira turma do Mestrado Profissional em parceria da Aberje com FGV e Fundação Itaú
- Jorge Duarte, professor da Escola Aberje, vence Prêmio Jabuti Acadêmico e participa da Bienal do Livro em São Paulo
- Cristiana Xavier de Brito passa a integrar o Conselho Consultivo da Aberje
- Mônica Alvarez é a nova diretora do Capítulo Aberje Amazônia
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos O centenário de uma marcaAdriana Toledo A era das collabs: por que parcerias criativas dominam o mercadoAgnaldo Brito O papel estratégico da Comunicação Corporativa no segmento de infraestruturaCarlos Parente Pecar em segredo: reflexões sobre crises e redes sociaisMalu Weber Tempero brasileiro em churrasco alemão