Lidercom inicia atividades de 2017 com Eurípedes Alcântara
![](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/fly-images/15926/Lidercom-Euripedes-Alcantara_close-470x300.jpg)
![Eurípedes Alcântara (Imagem: Mariana Bassi)](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2017/03/Lidercom-Euripedes-Alcantara_close.jpg)
Na manhã de quinta-feira (9), aconteceu a primeira atividade do ano do Lidercom. O grupo teve um bate-papo com Eurípedes Alcântara, CEO da Inner e ex-diretor de Redação da revista Veja.
O jornalista comentou sobre o profissionalismo da comunicação empresarial. “Estou encantado com o rigor e a seriedade da comunicação empresarial, muitas vezes até maior do que na redação, pois, por atender a um público menor e dirigido, a exigência é muito maior”. No ambiente corporativo, existe uma necessidade por processos, metas e resultados, ou seja, uma mentalidade data-driven.
Alcântara faz um paralelo com uma frase do jornalista Elio Gaspari, que certa vez disse que “o jornalista tem que ser honesto até por malandragem”. Com o comunicador, acontece o mesmo. “O profissional não pode dizer ‘eu acho, eu intuo que minha empresa é legal’. É preciso mostrar fatos e dados”, afirma Alcântara. Esta é a fortaleza da comunicação, a integridade. Nisso, o jornalista faz uma reflexão sobre a era da “pós-verdade” e uma crítica aos influenciadores digitais de hoje. “O problema não é que eles [blogueiros] publicam inverdades, mas o fato de que não têm o compromisso com a verdade”.
![Grupo LidercomCEOs](https://www.aberje.com.br/wp-content/uploads/2017/03/MG_7565-3-1024x683.jpg)
Essa constante busca pela verdade, esse processo de fact checking, é a essência do jornalismo e a grande contribuição que o profissional de comunicação corporativa precisa levar para a empresa. A comunicação deve elevar a gestão, fazer as perguntas certas (e muitas vezes duras) ao CEO, investigar, levantar dados. “A comunicação obriga as empresas a terem fatos bons”, afirma Alcântara.
O Lidercom é uma iniciativa da Aberje que surgiu em 2016, com o objetivo de criar um espaço de diálogo e relacionamento para os altos dirigentes da comunicação corporativa. Desde sua criação, o grupo já se reuniu com diversos líderes empresariais, como Roberto Setubal, Richard Edelman e José Luciano Penido. Além disso, no fim de 2016 aconteceu o Lidercom Meeting, evento que debateu sobre “O novo CCO em um mundo dividido”.
COMENTÁRIOS:
Destaques
- Escola Aberje leva comunicadores para Amazônia em expedição imersiva
- Encontro de líderes debate responsabilidade do setor empresarial e papel da comunicação na COP30
- Aberje realiza reunião presencial com Comitês de Estudos Temáticos em São Paulo
- A comunicação é forte em mercados em que as associações são fortes
- Aberje participa do painel de entidades no 19º Congresso da Abraji
ARTIGOS E COLUNAS
Marcos Santos Maratona da vidaMônica Brissac Thought Leadership: marca pessoal x reputação corporativaLetícia Tavares Liderança comunicadora: um tema sempre atualHamilton dos Santos Comunicação é estratégica na economia contemporâneaCarlos Parente Um salto ornamental para mergulhar no pires