PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
25 de abril de 2022

Lançamento do Mapa da Profissão de Comunicação Interna no Brasil reúne especialistas

Estudo mostra a evolução crescente da área de Comunicação das organizações e dos desafios que impactam e alavancam a atuação desse profissional
Aurora Ayres
 
  • COMPARTILHAR:

Estudo mostra a evolução crescente da área de Comunicação das organizações e dos desafios que impactam e alavancam a atuação desse profissionalEm parceria com o IoIC – Institute of Internal Communication (Instituto de Comunicação Interna), do Reino Unido, a Aberje desenvolveu uma tradução e adaptação do “Profession Map”, que mapeia as principais competências e atitudes do profissional de Comunicação Interna na atualidade. O projeto teve iniciativa e liderança de Cynthia Provedel, professora em programas de especialização da Escola Aberje de Comunicação e da ESPM. O “Mapa da Profissão de Comunicação Interna: uma adaptação brasileira”, foi apresentado no dia 25 de abril.

Além de Cynthia, participaram do debate a diretora de Comunicação e Sustentabilidade na Localiza, Rozália Del Gáudio; o sócio-diretor na P3K Comunicação, Elizeo Karkoski Pereira; e a head de Comunicação Corporativa e Engajamento Externo da Novartis Brasil, Claudia Sérvulo de Cunha Dias. O gerente de Relações com Associados, Relações Institucionais e Internacionais da Aberje, Victor Henrique Pereira, fez a abertura, que também contou com vídeo da CEO do IoIC – Institute of Internal Communication (Instituto de Comunicação Interna), Jennifer Sproul.

Lançado em 2016 e atualizado em 2020, o mapa tem o objetivo de ajudar comunicadores internos a identificar os principais conhecimentos, competências e comportamentos necessários para que seja possível cumprir com os propósitos da profissão e para que as pessoas se sintam informadas, conectadas e determinadas a promover a performance organizacional. “Há muito tempo o objetivo aqui no IoIC é ver essa ferramenta desenvolvida e utilizada no mundo todo. Fiquei muito feliz por firmar essa parceria com  a Aberje numa nova jornada para revisar, adaptar e traduzir o Mapa da Profissão IoIC para os profissionais de Comunicação Interna no Brasil”, disse Jennifer Sproul.

“Toda essa jornada tem como respaldo o desenvolvimento do mapa britânico. É uma oportunidade de, permanentemente, lançarmos o olhar para as questões de desenvolvimento do profissional de comunicação interna à luz da evolução crescente dessa área dentro das organizações e dos desafios que impactam e também alavancam a atuação desse profissional”, iniciou Cynthia Provedel. “Fizemos adições e adaptações considerando a nossa realidade local e todos os desafios que temos aqui no Brasil, tendo muita clareza dessa intencionalidade de que fosse algo construtivo e ao mesmo tempo colaborativo”, complementou, referindo-se ao comitê de especialistas formado para trabalhar no mapa.

Diante da análise colaborativa e co-construída, chegou-se à conclusão de que faria sentido manter a maioria das áreas profissionais já disponíveis no mapa da Inglaterra. “Um dos ajustes que fizemos foi entender que seria importante ir além de uma definição macro, para contar para o profissional de comunicação, quais são ols conhecimentos que derivam de cada área profissional, que habilidades ele precisa desenvolver e que atitudes vão apoiá-lo rumo à prática”, explicou Cynthia.

Outra adaptação feita diz respeito às atitudes, como por exemplo, empatia, escuta ativa, adaptabilidade, curiosidade, criatividade, entre outras, incluindo ainda no mapa brasileiro: equilíbrio emocional, colaboração e prontidão, diplomacia e visão estratégica, transversal e do todo do profissional de comunicação. “Importante dizer que para todas as atitudes, discutimos e tentamos trazer cada uma delas para o lugar da comunicação, já que podem ser aplicadas para outras profissões”, acentuou a executiva.

“Este é um tema que não se esgota, novos desafios vão surgir para o profissional de comunicação interna na contemporaneidade e esse material pode passar por novos ajustes e atualizações a partir de novos estudos, referenciais complementares e é importante que seja assim”, frisou Cynthia. “Trata-se de uma visão geral, um norteador das áreas profissionais sem o desdobramento exato de como elas se aplicam a cada cargo”.

Elizeo Karkoski Pereira lembrou que na pandemia, a comunicação interna mudou de patamar estratégico, quando realmente a área se intensificou demais. “Foi um momento muito propício a discussão do mapa naquele momento. O cuidado que o grupo teve em olhar para as características técnicas e comportamentais e a discrição com que isso foi feito, de fato, conseguimos mapear essa construção para trazer aos olhos dos profissionais coisas que estão intrínsecas no dia a dia e, muitas vezes, não se consegue enxergar”, colocou. “É um material vivo, orgânico e que precisa ser mantido atualizado”, completou.

“Naquele momento, os profissionais olharam pra dentro das comunicações de suas organizações, a comunicação interna para além da questão estratégica se tornou um arcabouço muito confiável de informações para a segurança para além das questões da relação profissional com determinada instituição”, complementou Claudia Dias. “Peguem esse mapa e façam uma reflexão para si próprios, mas de uma maneira colaborativa nas suas organizações”, recomendou.

“Hoje é esperado que o profissional de comunicação dentro de um organização possa ser, de fato, um agente de transformação e ser uma pessoa que vai fazer a diferença”, salientou Rozália Del Gáudio. “A discussão do comitê de especialistas foi o desafio de ‘costurar’ essas diferentes inquietudes, assegurar que essas inquietudes estivessem expressas e garantir que a gente pudesse trazer uma contribuição para a preparação desses profissionais no dia a dia”.

Assista a live na íntegra:

https://www.youtube.com/watch?v=eTwQlPg6jDY&feature=youtu.be

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
  • Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
  • Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.