PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
13 de maio de 2022

Ipiranga publica segundo Relatório de Sustentabilidade com avanços na agenda ESG

Assessoria de Imprensa Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

A empresa apresenta sua estratégia de atuação, práticas de gestão e também informa os principais desafios do negócio

A Ipiranga lança hoje (quinta-feira / 12.05), seu segundo Relatório de Sustentabilidade com as principais iniciativas de negócios e seu desempenho ambiental, social e de governança (ESG, na sigla em inglês), relativo ao ano de 2021. No documento, a empresa apresenta sua estratégia de atuação, práticas de gestão e também informa os principais desafios do negócio.

“Tenho certeza que terminamos 2021 melhor posicionados para enfrentar os desafios de 2022 e dos próximos anos, incluindo a transformação de longo prazo do setor de energia para acompanhar o movimento gradual rumo à descarbonização da economia”, afirma o presidente da Ipiranga, Leonardo Linden.

Com 18,5% de participação no mercado de combustíveis e 7.104 postos com a sua marca, a Ipiranga investiu mais no ano passado, R$ 807 milhões, do que no anterior, R$ 688 milhões. Grande parte desse investimento retornou aos acionistas em forma de dividendos e alcançou a sociedade como um todo. A empresa destinou mais de R$ 1,5 milhão a programas de responsabilidade social, de enfrentamento da fome e da pandemia de Covid-19.

Em 2021, a Ipiranga reduziu suas emissões totais de carbono em 3% e destinou R$ 176 milhões à compra de Cbios, créditos de descarbonização. A companhia ainda adquiriu os primeiros certificados de energia renovável (I-RECs), provenientes da geração eólica, para compensar o volume de energia consumido no ano passado.

Membro do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), a Ipiranga assinou, em 2021, a carta ‘Empresários pelo Clima’, lançada às vésperas da COP-26, defendendo o protagonismo brasileiro na agenda de enfrentamento às mudanças climáticas.

Agora, a empresa se prepara para inaugurar usinas solares de geração distribuída em postos revendedores de 15 regiões. Os ganhos estimados são de mais de 40 MWh/ano de energia limpa em 530 postos e franquias. Com isso, 11 mil toneladas de CO2e deixarão de ser emitidas a cada ano.

Outro ganho registrado no ano passado foi na área de diversidade e inclusão. A participação das mulheres em cargos de diretoria passou de 16,7%, em 2020, para 30%, em 2021. Em cargos de gerência, a expansão foi de 24,3% para 26,5%, no mesmo período.

Para o futuro, segue o desafio de avançar ainda mais na implementação das melhores práticas sociais, ambientais, éticas e econômicas. “Nos compromete­mos a evoluir a cultura de segurança em todas as unidades de negócio e áreas da empresa. A empresa ainda reconhece que precisa evoluir para que o ambiente de trabalho se torne cada vez mais inclusivo”, diz Linden.

O Relatório de Sustentabilidade Ipiranga 2021 segue as normas as normas da Global Reporting Initiative (GRI), versão Standards, opção Essencial, a publicação também considera as diretrizes do International Integrated Reporting Council (IIRC). GRI 102-46, 102-54

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
  • Camila BarbosaO custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais

Destaques

  • Aberje participa do Fórum JOTA e reforça a importância da segurança jurídica para o ambiente de negócios
  • LiderCom Next discute estratégia de comunicação com colaboradores na Bayer
  • Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30

Notícias do Mercado

  • Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
  • TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
  • Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.