PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
26 de setembro de 2018

Instituto Renault comemora oito anos e entrega o mapa social da comunidade Borda Do Campo

Thalita Dominato, THALITA DOMINATO
(ANNA) CHRISTINA BASTOS MARIN
 
  • COMPARTILHAR:

Fundado em 14 de setembro de 2010, o Instituto Renault (entidade do nosso associado Renault) completa o seu oitavo aniversário com a conclusão de um importante trabalho: o mapa social da região do bairro Borda do Campo, nos arredores do Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais/PR. O mapa social é uma ferramenta ampla, utilizada para identificar o nível de desenvolvimento de um território, demandas, rede de serviços, tendências e oportunidades de investimentos. Para a elaboração do mapa foram extraídos 32 indicadores que traduzem a realidade da região e permitem traçar uma direção dos próximos investimentos com foco no impacto social. O documento, apresentado em agosto à administração do município, estará disponível a partir do dia 08 de outubro para consulta pública no site oficial do Instituto: http://institutorenault.com.br/.

“O Instituto Renault se orgulha de já ter alcançado cerca de 700 mil pessoas com três projetos consolidados, que são referência na área de Responsabilidade Social Empresarial no país e também para o Grupo Renault em todo o mundo. Os prêmios que recebemos ao longo dos oito anos de Instituto no Brasil coroam o que para nós é o mais importante: nosso papel de agente transformador na vida de milhares de pessoas”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da marca.

As ações do Instituto Renault hoje estão concentradas em dois eixos, como parte da nova estratégia de Responsabilidade Social Empresarial do Grupo Renault (Mobilize): Inclusão e Mobilidade sustentável.

 

Inclusão

Dentro do eixo Inclusão está inserido o apoio à Associação Borda Viva, com foco em segurança alimentar, negócios sociais e negócios de impacto. A entidade sem fins lucrativos atende crianças, jovens e mulheres da região do bairro Borda do Campo, com três principais projetos:

  • Casa da Costura: que oferece capacitação e possibilidade de renda a mulheres assistidas pela associação com a produção de itens como bolsas, sacolas, nécessaires, entre outros artigos, desenvolvidos com materiais reciclados da Renault, como cintos de segurança e tecidos automotivos.
  • Cozinha Escola: por meio dessa iniciativa, a Associação oferece alimentação gratuita e nutritiva para crianças em idade escolar e que vivem em situação de vulnerabilidade social ou desnutrição na região.
  • Cozinha Comercial: mulheres da comunidade recebem treinamentos e comercializam refeições para a comunidade no restaurante da Associação Borda Viva. São quase 25 mil refeições comercializadas por ano. Além disso, as equipes trabalham também na produção bolos, pães, doces, salgados e sucos, entre outros quitutes típicos de serviços de coffee break, que são fornecidos, sob encomenda, para eventos em empresas.

O sucesso das iniciativas comerciais fez a receita da Associação Borda Viva se multiplicar seis vezes desde 2015. Quase 90 mil pessoas já foram beneficiadas com o apoio do Instituto à entidade.

Também neste eixo está o programa Renault Experience, que tem por objetivo promover o empreendedorismo e a inovação entre universitários com base no modelo de startups. O programa adotou o modelo atual em 2016 e, desde então, já recebeu a inscrição de 768 projetos dentro do tema Mobilidade, envolvendo quase 3000 estudantes de 131 instituições de ensino superior de 14 Estados brasileiros.

 

Mobilidade Sustentável

No segundo eixo, destaque para o programa educacional “O Trânsito e Eu”. Em seu formato tradicional, o programa começa dentro das salas de aula, com kits ilustrados produzidos pelo Instituto Renault. Os materiais são elaborados por educadores e empregam diferentes ferramentas pedagógicas, com chancela do Departamento Nacional do Trânsito. Com a lição dada na escola, as crianças vão à minicidade praticar o que aprenderam. Atualmente, o Instituto tem minicidades permanentes em oito municípios: Arapongas (por meio de parceria firmada em agosto deste ano), Curitiba, São José dos Pinhais e Maringá, no Paraná; Pelotas (RS), além dos municípios paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara D’Oeste e da própria capital do Estado. Mais de 140 mil estudantes já foram alcançados pela iniciativa, que também é realizada em ações itinerantes em parques, shoppings e eventos.

Em Mobilidade Sustentável, o Instituto Renault também apoia e participa de uma série de ações com empresas e com o poder público que utilizem veículos elétricos. A empresa já comercializou cerca de 150 carros de sua linha zero emissão para iniciativas do gênero.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Thaís NaldoniDe “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação Interna
  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação

Destaques

  • Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
  • Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
  • Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais

Notícias do Mercado

  • TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
  • Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
  • Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.