Instituto Natura e Avon lançam campanha para reforçar a importância do Agosto Lilás

Com a premissa de que toda violência contra a mulher, quando nomeada, deixa de ser invisível e só o que é visível pode ser enfrentado, o Instituto Natura e a Avon fazem um convite direto e urgente: “Sim, é violência. Chame pelo nome”, e lançam uma nova campanha de conscientização para o Agosto Lilás. A causa pelo fim da violência contra a mulher é apoiada pela Avon há 17 anos e liderada pelo Instituto Natura.
“Acreditamos que informação é a primeira etapa do acolhimento e do apoio. Nomear é reconhecer. Um dos modos mais eficazes de violar direitos é justamente impedir que as pessoas saibam que os têm. Por isso, trabalhar para que as mulheres conheçam seus direitos, transformem suas vidas e sejam reconhecidas em sua plena dignidade sempre esteve no centro da nossa atuação. Neste ano, ampliamos ainda mais nosso poder de atuação, ao levar um conceito único de campanha, com mensagens claras e elucidativas, tanto para as brasileiras em agosto, durante o Agosto Lilás, quanto para as mulheres argentinas, chilenas, colombianas, peruanas e mexicanas em novembro, durante os 16 dias de Ativismo”, afirma Beatriz Accioly, líder de Políticas Públicas pelo Fim da Violência contra as Mulheres do Instituto Natura.
A campanha, assinada pela agência Repense, propõe um conceito trabalhado em duas etapas: primeiro, promovendo a escuta e o reconhecimento; depois, a ação, para que mulheres conheçam seus direitos e para que toda a sociedade compreenda seu papel de acolhimento. Porque a saída é sempre coletiva.
“O conceito é literalmente um chamado para que a sociedade não normalize as violências do dia a dia: uma cena de ciúme, uma piada maldosa no trabalho, sexo sem consentimento e perseguição nas redes sociais, por exemplo. Queremos ajudar a sociedade a identificar e nomear a violência, porque reconhecê-la é o primeiro passo para romper o ciclo”, ressalta Aline Leucz, diretora de Criação da Repense.
Com um vídeo-manifesto que ressalta as violências que não deixam marcas na pele e se disfarçam de amor, ciúme ou brincadeira, a campanha online será veiculada no Brasil de 1º a 30 de agosto, no Instagram e no Facebook do Instituto Natura e da Avon.
De maneira inédita, a Avon, no dia 07 de agosto, data que marca os 19 anos da Lei Maria da Penha, mudará a cor do seu logo para lilás (Pantone 2582C), em apoio à campanha do Agosto Lilás.
“Essa mudança simbólica no nosso logo reforça o compromisso da Avon com a causa. É um gesto que busca chamar a atenção da sociedade para as diferentes formas de violência que ainda são naturalizadas. Queremos ser parte ativa na transformação dessa realidade e fazer um chamado à toda sociedade para combatermos juntos a violência contra mulheres e meninas”, afirma Juliana Barros, diretora de Marketing e Comunicação da Avon.
A ação no Brasil, além de conscientizar, também reforça os meios de apoio e acolhimento, como o canal Angela, que oferece suporte a mulheres em situação de violência doméstica pelo número (11) 94494-2415. A campanha contará, ainda, a partir de 1º de agosto, com um hub informativo reunindo todas as ações: www.institutonatura.org/agostolilas. Já nos países hispânicos, a campanha será realizada em novembro, durante os “16 Dias de Ativismo”, uma iniciativa global liderada pela Organização das Nações Unidas (ONU), e o hub de conteúdo entrará no ar em novembro com o endereço www.institutonatura.org/16diasdeactivismo.
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