PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
28 de julho de 2015

Inédito no Brasil, o projeto de Segunda Tela de “EX4GERADO”, da Vivo.

Aberje
 
  • COMPARTILHAR:

EX4GERADO, branded content da Vivo criado pela Africa e lançado no dia 12 de junho, além de ser o filme publicitário mais visto da história do YouTube Brasil – com mais de 31,5 milhões de visualizações –, tem outro destaque: a versão interativa em segunda tela da campanha, desenvolvida pela Africa em parceria com a agência Wunderman, atingiu mais de meio milhão de visitas em sua página em apenas três semanas.

“A Vivo atua com o objetivo de inovar e criar conteúdos diferenciados, mostrando o poder da conexão. A iniciativa de capitanear o primeiro projeto transmídia de storytelling no País é mais um exemplo de como tangibilizamos este compromisso”, afirma Cris Duclos, diretora de Imagem e Comunicação da Vivo.

Na experiência interativa, o smartphone do usuário se transforma no celular utilizado pelo Cupido do filme EX4GERADO, virando um espelho do mesmo. 

“Para que a experiência do público também seja ‘exagerada’, as pessoas podem sincronizar o seu próprio celular com o filme para acompanhar a história simultaneamente em duas telas, participando ativamente dela”, explica Eco Moliterno, VP de criação da Africa.

“E, além de enxergar nessa segunda tela o mesmo que o Cupido estava vendo durante as missões, em alguns momentos elas ainda podem interagir com a história usando o celular. Tudo isso criando uma ação que amplia o filme para além do YouTube”, complementa.

Com a tecnologia WebRTC, usada para sincronizar a tela do computador com dispositivos móveis, a experiência de segunda tela a partir do filme permite que o público interaja com a narrativa pelo celular, diretamente.  

“A grande diferença é que como esta tecnologia chegou aos navegadores há pouco tempo, os usuários não precisam instalar aplicativos, programas ou fazer configurações complexas. Ou seja, conseguimos impactar um número maior pessoas, que não precisam ser necessariamente heavy users”, comenta Bruno Mosconi, diretor de tecnologia da Wunderman.

Outro desafio no desenvolvimento do projeto foi compatibilizar o processamento muito inferior dos smartphones em relação aos computadores, quando se trata de animações. Isto demandou a readaptação da forma como imagens, sons e vídeos gerenciados, garantindo a qualidade da experiência.  

“A ousadia de lançar um projeto com tecnologia nova foi um grande desafio. A dedicação para homologar no maior número possível de navegadores e suas respectivas versões e, ainda, proporcionar ao usuário uma experiência participativa com o filme também foi desafiadora para todos envolvidos no projeto”, analisa Guilherme de Oliveira, produtor digital da Africa. 

A experiência está disponível no site www.vivoexagerado.com.br. Basta sincronizar o smartphone com o desktop por meio do browser. Enquanto o filme passa na tela do computador, o usuário recebe as informações adicionais e interage com a narrativa pelo celular.

 

Ficha técnica:

Cliente:  Africa / Vivo

Produto: 4G

Agência: Wunderman

Título: Vivo Exagerado – Segunda Tela

Diretor geral: Caio Bamberg

Diretora de grupo de conta: Tatiana Magliari

Diretora de atendimento: Leticia Costa

Gerentes de projetos: Marcia Sumie e Igor Andrade

Diretor de tecnologia: Bruno Mosconi

Gerente de tecnologia: Rafael Fragoso

Coordenador de frontend: André Mattos

Coordenador de backend: Lucas Bertin

R&D (Research and Development): Lucas Bertin, Jack Lee, Thiago Carreno, André Mattos

Desenvolvedores: Lucas Bertin, Jack Lee, André Mattos, Fernando Basílio, Thiago Carreno, Glauco Yano, Caio Bassetti, Laércio Vacca

Quality assurance: Marcia Sumie

Coordenador de motion design: Diogo Mangiacavalli

Motion designer: Rogê Rodrigues

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Thaís NaldoniDe “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação Interna
  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação

Destaques

  • Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
  • Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
  • Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais

Notícias do Mercado

  • TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
  • Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
  • Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.