In Memoriam: James Heffernan (1956-2014)

Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Berkeley, o professos James Heffernan, falecido em 3 de novembro de 2014, estabeleceu-se no Brasil, onde fez florescer a carreira e o intelecto dos alunos que selecionou, acompanhou e incentivou ao longo dos anos em que viveu no país. Construiu uma inspiradora carreira como executivo e empresário, fundando, em 2000, a The Jedi Group, consultoria especializada em educação e desenvolvimento gerencial. Desde então, desenvolveu e coordenou programas internacionais para organizações brasileiras e parcerias internacionais diversas.
Em 2004 chegou à Aberje. James à época era um dos coordenadores da Boston School, área educacional e de treinamento do Bank Boston. A partir de sua experiência, colaborou para o nascimento, em 2006, do exitoso Curso Internacional em Comunicação Corporativa da Aberje, em parceria com a Syracuse University, que já formou mais de 300 líderes em Comunicação até hoje. Também na associação notabilizou-se pela implantação e coordenação do MBA em Gestão da Comunicação Empresarial, em parceria com a ESEG, no ano de 2011. Além da trajetória corporativa, um fato surpreendente da carreira de James é que em seu currículo também constava um Grammy. Ele foi produtor executivo do álbum Tribute to Miles (1994), do quinteto formado por Wallace Roney.
A partir de 2014, o Prêmio Aberje instituiu o troféu “Educador do Ano – James Heffernan” em homenagem ao professor. Naquele ano, Luiz Alberto de Farias, professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, foi vencedor da distinção.
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
- Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
Notícias do Mercado
- TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
- Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

































