Iguá é nova associada da Aberje

Empresa de saneamento passa a integrar rede associativa

Criada em 2017, a Iguá nasceu com o propósito de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil. Seu nome faz referência direta ao universo em que atua: em tupi guarani, “ig” quer dizer água. Hoje, a companhia, controlada pela IG4 Capital, gere 18 operações e beneficia cerca de 7,1 milhões de pessoas em 39 municípios distribuídos por seis estados. Também acumula conquistas nas esferas operacional, financeira e de governança corporativa, se configurando como um dos principais operadores privados do país. Além disso, investe constantemente em inovação e se posiciona como protagonista para o processo de revolução do setor após a aprovação do novo marco regulatório.
Atualmente, a companhia atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por meio de 15 concessões e três parcerias público-privadas, e emprega cerca de 2 mil pessoas. Em 2021, foi eleita pelo quinto ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW).
Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção, para atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Já em 2021, a companhia assumiu um compromisso público para zerar as emissões de carbono até 2030 e lançou o plano “Carbono Neutro”, tornando-se a primeira do setor a manifestar empenho com a descarbonização de seu negócio.
“Esperamos uma mudança profunda do mercado. Fazer diferente sempre foi um caminho para sermos melhores, portanto, acolhemos com entusiasmo as oportunidades que surgirão com novos players, novas configurações entre os atores públicos e privados e novas escalas de abrangência e qualidade de serviço. Atuamos, principalmente, na expansão geográfica dos negócios por meio de novas concessões, PPPs e aquisições. Também damos foco à ampliação da oferta de serviços atrelados à cadeia”, diz o CEO Carlos Brandão. “Mais do que a promessa efetiva de geração de receita, o que torna o saneamento único é o seu papel central na preservação de vidas, na redução da desigualdade social e na preservação ambiental”, afirma.
ARTIGOS E COLUNAS
Thaís Naldoni De “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação InternaLeila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação
Destaques
- Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
- Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
- Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais
Notícias do Mercado
- TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
- Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
- Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

































