Projeto de financiamento ao jornalismo local reúne 26 portais

O programa Mais Pelo Jornalismo (MPJ) iniciou o ano com 26 portais de notícias em operação e outros 21 em processo de homologação. Criada para fomentar o surgimento de novos veículos locais e segmentados, ou fortalecer iniciativas já existentes, a plataforma recebeu 168 projetos desde seu lançamento, em novembro de 2024, e tem capacidade para apoiar até mil portais com infraestrutura tecnológica. A I’Max, empresa que financia o projeto, é associada à Aberje.
Idealizado por Fernanda Lara, CEO da I’Max, o MPJ tem como foco o enfrentamento dos chamados desertos de notícias – regiões sem cobertura jornalística local, que hoje correspondem a 45% dos municípios brasileiros, segundo o Atlas da Notícia. “Essa ausência enfraquece o controle social, limita a transparência pública e compromete o direito à informação”, afirma Lara.
Levantamento do próprio projeto aponta que, desde 2014, o Brasil perdeu mais de 13 mil veículos jornalísticos, entre jornais, rádios, TVs e portais, evidenciando o esvaziamento do ecossistema de mídia local, apesar do surgimento de novas iniciativas no período.
Atualmente, o MPJ reúne portais em oito estados e 13 localidades, além de veículos segmentados voltados a temas como meio ambiente, saúde, tecnologia, recursos humanos e cultura. Todos contam com layout personalizado e infraestrutura completa, sem contrapartida financeira, desde que cumpram preceitos éticos do jornalismo e mantenham os sites ativos.
Para Jaqueline Falcão, do Página de Saúde, o apoio foi decisivo para retomar o projeto após um ataque hacker. Já Kinderly Brandão, do Expresso Monlevade, destaca a importância do jornalismo local para a construção de vínculos comunitários e o enfrentamento da desinformação.
O projeto segue aberto a novos publishers e jornalistas com experiência comprovada e projetos editoriais em andamento, além de entidades interessadas em apoiar ou indicar iniciativas. Entidades, associações e coletivos interessados em apoiar ou indicar possíveis nomes para participar, além dos próprios publishers, podem entrar em contato direto com a equipe do projeto através do e-mail cristine.gentil@i-maxpr.com
ARTIGOS E COLUNAS
Paulo Nassar Rituais, Conselhos e DeusesCarina Almeida Reputação em tempos de incertezaPaulo Nassar “A arte de perder”, de Elisabeth Bishop, e a raridade da experiência
Destaques
- Aberje Academia de Marcas discute rebranding da AXIA Energia como estratégia integrada de marca, cultura e comunicação
- Aberje divulga lista “20 comunicadores para seguir” e reforça olhar sobre talentos da comunicação
- Visita do Instituto Poiesis à Aberje aborda comunicação, IA e nova fase institucional
Notícias do Mercado
- Evento da Weber Shandwick Brasil debate IA e gestão da mudança nas organizações
- Eneva é a nova associada à Aberje
- Estadão lança prêmio para reconhecer destaques do turismo brasileiro





























