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10 de dezembro de 2025

Ideal Axicom e Aberje lançam relatório com tendências da Web Summit Lisboa 2025

Documento analisa impactos da IA, novos modelos para a imprensa e fortalecimento de comunidades
Redação Portal Aberje
 
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A Ideal Axicom, em parceria com a Aberje, divulgou o relatório “Web Summit Lisboa 2025 – Creativity, AI and the Future of Communication in a World of Agents”. O documento reúne as principais discussões da edição deste ano do evento, realizado em novembro, em Lisboa. A Ideal Axicom é associada à Aberje.

O relatório aborda temas como o avanço da inteligência artificial, a transformação dos modelos de negócios da imprensa, a economia dos criadores de conteúdo e o papel estratégico da comunicação em um cenário de rápida evolução tecnológica. O material inclui um artigo de Douglas Cantu, gerente de eventos da Aberje, sobre o papel da imprensa e o debate global em torno da regulação das plataformas e da IA.

Douglas descreve a defesa de Paddy Cosgrave, cofundador e CEO do Web Summit, da importância da imprensa e de seu papel na defesa da democracia. O artigo cita, além da presença expressiva da imprensa, o recorde de líderes de grandes grupos de mídia e delegações governamentais presentes em 2025. Douglas também comenta o papel das redes sociais como principal plataforma de comunicação contemporânea e o impasse global sobre formas de regular o uso das plataformas digitais e da IA.

O relatório também traz dados indicando que a inteligência artificial deixou de ser vista apenas como tendência, tornando-se infraestrutura das operações de comunicação. As discussões sobre o futuro da imprensa se concentraram na busca por equilíbrio entre proteção de direitos autorais, sustentabilidade financeira e liberdade de imprensa, além de reforçar a necessidade de que redações e equipes de comunicação atuem como referências em meio ao excesso de informações automatizadas. Outro foco é o fortalecimento das comunidades como ativo estratégico. Os casos apresentados mostraram que marcas e veículos precisam construir espaços próprios, como newsletters, clubes e grupos, que privilegiem a relação contínua, a coparticipação e a influência direta dos públicos, deslocando a atenção de métricas de alcance para indicadores de profundidade e engajamento qualificado.

A criatividade, em diálogo com a IA, também ganhou destaque. O relatório indica que o diferencial competitivo está na capacidade de direcionar essas tecnologias sem perder propósito, identidade e responsabilidade no uso de dados. Líderes globais reforçaram que, apesar do ganho de escala proporcionado pela IA, a essência criativa permanece humana, orientada pela compreensão profunda de desejos, valores e comportamentos do público.

O documento também apresenta análises sobre a ascensão da “agentic AI”, agentes autônomos capazes de integrar dados, testar hipóteses e personalizar decisões. Esse novo paradigma amplia a centralidade de debates sobre privacidade, governança, licenciamento de conteúdo e responsabilidade algorítmica. Esses temas devem ter prioridade na agenda de comunicação e reputação no futuro próximo.

O relatório completo está disponível em português e em inglês.

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