Hydro lança websérie “Expressões do Pará” para celebrar cultura do estado

No início de outubro, a Hydro lançou o primeiro dos quatro episódios da websérie “Expressões do Pará”, uma produção que valoriza a cultura e as tradições únicas do estado. Desenvolvida pela Ideal Axicom, com produção audiovisual da paraense Octo Films, a websérie conta com histórias, personagens e cenários importantes para o estado. A Hydro e a Ideal Axicom são associadas à Aberje.
A cultura, a música e a culinária paraenses são os três principais pilares que guiam os episódios, culminando com a perspectiva da população para a COP 30, a primeira Conferência do Clima da ONU que será realizada na Amazônia. O episódio de estreia mergulha na identidade paraense, apresentando a grandiosidade da festa do Círio de Nazaré, uma das maiores celebrações religiosas e culturais do país.
A iniciativa integra a plataforma Expressões do Pará, desenvolvida pela Hydro para dar visibilidade às riquezas culturais da região em um momento de grande protagonismo nacional e internacional, especialmente com a realização da COP30 em Belém.
“A websérie faz parte de uma gama de ações que a Hydro está realizando para mostrar, para o Brasil e para o mundo, a força do Pará e do povo paraense. Temos muito orgulho de estar nesta região, e essa é mais uma forma de agradecer e homenagear essa terra”, comenta Lydia Damian, diretora de comunicação da Hydro no Brasil.
Presente em 42 países, a Hydro tem a maioria de suas operações brasileiras no Pará, distribuídos nas operações de Alunorte e Albras, em Barcarena, da Mineração Paragominas, e de seu escritório em Belém. Estrelam os episódios beneficiárias participantes de projetos apoiados pelo Fundo Hydro, apresentados por personalidades do estado, como a cantora Fafá de Belém, a jornalista Tainá Aires e o chef Saulo Jennings, primeiro Embaixador Gastronômico da ONU Turismo.
A série será exibida nas redes sociais da Hydro no Brasil. Os episódios exploram diferentes aspectos do estado:
Episódio 1 – “Expressões do Pará”:
Apresentado por Tainá Aires, o episódio de abertura destaca eventos como o Círio de Nazaré, que valoriza a força cultural paraense. O episódio acompanha o trabalho de Dona Esmeralda no projeto de biojoias apoiado pelo Fundo Hydro, mostrando como o artesanato conecta tradição, sustentabilidade e empoderamento.
Episódio 2 – “Ritmos do Pará”:
Fafá de Belém conduz uma jornada pelos ritmos que marcam a identidade musical paraense. A artista se apresenta ao lado do Coro Carlos Gomes, patrocinado pela Hydro desde 2019, e Baile do Mestre Cupijó, evidenciando a diversidade musical da região.
Episódio 3 – “Sabores que Contam Histórias”:
Saulo Jennings explora a gastronomia como expressão da autenticidade paraense, enfatizando ingredientes nativos. O chef visita Dona Abilene, produtora de chocolate artesanal e participante do projeto Tipitix, também apoiado pelo Fundo Hydro, para mostrar como o conhecimento local se converte em oportunidade econômica.
Episódio 4 – “O Clima do Pará”:
No episódio final, Tainá Aires percorre Belém para captar o clima que antecede a COP30, enquanto moradores compartilham sua visão sobre a identidade paraense, expressando as expectativas e o orgulho regional.
ARTIGOS E COLUNAS
Leila Gasparindo Geração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacionalLuis Alcubierre Reputação na era da desconfiança: o que está mudando na ComunicaçãoCamila Barbosa O custo oculto do monitoramento manual em relações governamentais
Destaques
- Encontro do Capítulo RJ da Aberje traz debriefing da COP30
- Conecta CI destaca simplificação, tecnologia e protagonismo das pessoas na evolução da Comunicação Interna
- Prêmio Aberje 2025 anuncia prêmios especiais: Comunicadores do Ano, CEO Comunicador, Mídias e outros
Notícias do Mercado
- Uber Advertising lança websérie “Join the Ride” sobre o poder das marcas
- TIM anuncia série documental sobre pesquisas na Antártica
- Race Comunicação é a nova agência de comunicação da AB Mauri Brasil

































