PATROCINADORES

Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Equipe
    • Nossas Associadas
    • Nossa História
    • Tema do Ano
    • International Aberje Award
    • Estatuto
    • Relatórios
  • Conteúdos
    • Notícias
    • Artigos e colunas
    • Blogs
    • Editora Aberje
    • Pesquisas
    • CEAEC Centro de Estudos Aplicados
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Podcasts
    • Vídeos
    • Newsletter BRpr
  • Eventos
    • Aberje Trends
    • Labs de Comunicação
  • Conecta CI
  • Escola
  • Prêmio
  • Benefícios
    • Comitês Aberje
    • Centro de Memória e Referência
    • Guia de fornecedores
  • Fale Conosco
  • Associe-se
Ícone do topo

login / cadastro

  • Sobre
    • Quem Somos
    • Nossa história
    • Estatuto
    • Relatórios
    • Equipe
    • Nossas Associadas
  • Associe-se
  • Notícias
  • Opinião
    • Artigos e colunas
    • Blogs
  • Vagas e Carreira
  • Associadas
    • Nossas Associadas
    • Comitês Aberje
    • Benchmarking
    • Centro de Memória e Referência
  • Eventos
    • Aberje Trends
  • Escola Aberje
  • Prêmios
    • Prêmio Aberje
    • Prêmio Universitário Aberje
    • International Aberje Award
  • Labs de Comunicação
  • Conteúdos
    • Editora
    • Revista CE
    • Revista Valor Setorial
    • Pesquisas
    • Materiais de consulta
    • Podcasts
    • Vídeos
  • Aliança Aberje de Combate às Fake News
  • Newsletter BRpr
  • Fale Conosco
  • Relatórios
20 de novembro de 2018

Grupo de afinidades da BASF traz avanços na inclusão de pessoas negras

Thalita Dominato, THALITA DOMINATO
(ANNA) CHRISTINA BASTOS MARIN
 
  • COMPARTILHAR:

No dia 20 de novembro, o grupo de afinidades da BASF Black Inclusion Group (BIG) completa um ano. Formado por pessoas negras e não negras, o grupo foi criado a fim de promover a conscientização relacionada à diversidade étnico-racial e fomentar políticas afirmativas de inclusão de pessoas negras na empresa. Entre as iniciativas no período, está a parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares. A BASF é associada da Aberje.

Com o objetivo de promover não só a contratação, mas a inclusão de fato, de jovens negros, a parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares envolveu a contratação de 12 estagiários negros, que contam com mentoria dos membros do BIG, assim como iniciativas de capacitação, como aulas de Inglês. Os jovens foram recebidos pelo CEO da empresa, Manfredo Rübens.

Por meio da parceria, aos 27 anos, o estudante de Direto da Universidade Zumbi dos Palmares Lucas Nascimento de Oliveira ingressou na BASF como estagiário. Segundo ele, é muito importante quebrar barreiras e paradigmas e, como a BASF tem uma política de valorização da diversidade, iniciativas como esta são fundamentais para o desenvolvimento da empresa e também para os estagiários. “Procuro dar o melhor de mim, desde o processo seletivo, e aqui na BASF estão me dando todas as possibilidades e condições e estou absorvendo o máximo. Estou no início dessa experiência, mas no futuro, me vejo mais confiante, mais preparado e capacitado para crescer e exercer um papel de protagonista”, comenta.

Segundo Bruno Barreto, Consultor de Diversidade da BASF para a América do Sul, a diversidade é um valor essencial para os negócios, pois impulsiona a criatividade e a inovação. “Sobre as questões étnico-raciais, não podemos esquecer da dívida histórica e do preconceito velado ainda observado no país. Neste sentido, políticas afirmativas não só de contratação, mas de inclusão de fato nas empresas, são fundamentais”, comenta.

Ao longo do ano, também foram realizados encontros para conscientização de colaboradores, o último deles, com a presença de Djamila Ribeiro, mestra em Filosofia Política e ativista sobre questões étnico-raciais. Além disso, a companhia conta uma governança estruturada, cujo papel é fazer com que as iniciativas de diversidade sejam discutidas e definidas desde o Comitê Executivo, passando pelo Comitê de Sustentabilidade, até a implementação pela Gerência de Talentos e Diversidade, demais gerências e colaboradores da empresa.

  • COMPARTILHAR:

ARTIGOS E COLUNAS

  • Thaís NaldoniDe “Brainrot” a Business Intelligence, o que o YouTube pode ensinar à Comunicação Interna
  • Leila GasparindoGeração Z e diversidade: uma contribuição inédita para a evolução da comunicação organizacional
  • Luis AlcubierreReputação na era da desconfiança: o que está mudando na Comunicação

Destaques

  • Aberje publica Termômetro Especial com análise da comunicação na COP30
  • Em entrevista para portal Carta da Indústria, Paulo Nassar destaca importância da memória corporativa
  • Prêmio Aberje 2025 destaca iniciativas de comunicação corporativa e anuncia vencedores nacionais

Notícias do Mercado

  • TIM tem nova estrutura na vice-presidência de Marca e Comunicação
  • Sing Comunicação é a nova agência de RP para a ServiceNow no Brasil e México
  • Novo posicionamento de marca da B3 traduz expansão do negócio e aproxima marca de diferentes públicos

BLOGS

A Aberje é uma organização profissional e científica sem fins lucrativos e apartidária. Tem como principal objetivo fortalecer o papel da comunicação nas empresas e instituições, oferecer formação e desenvolvimento de carreira aos profissionais da área, além de produzir e disseminar conhecimentos em comunicação.

ENDEREÇO
Rua Amália De Noronha, 151 6º Andar
São Paulo/SP

CONTATO
Tel : (11) 5627-9090
aberje@aberje.com.br

 
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.